Cebola com raiz: ainda posso comer? E os brotos?

Entenda quando é a hora de descartar esse ingrediente e o que você pode aproveitar em receitas

Você provavelmente já ouviu falar que não deve comer batatas com brotos e isso deve ter causado a dúvida: e os demais alimentos? Saiba que quando se trata da cebola com raiz ou até pequenos brotinhos, isso não só é permitido como aconselhado. Entenda abaixo.

Há algum problema em comer cebola com raiz ou brotos?

(Crédito: azerbaijan_stockers/freepik)

As cebolas são bulbos, ou seja, estruturas que armazenam nutrientes para a planta. Quando ficam muito tempo guardadas em locais úmidos ou com pouca ventilação, elas podem começar a “acordar” e daí vem o surgimento de raízes. Com o tempo, ela pode ainda começar a formar um brotinho, uma cebolinha, como a que você usa para temperos verdes.

Se ela estiver sem um cheiro estranho ou manchas de mofo, você não só pode comer como pode se beneficiar. Isso porque os brotos costumam ter uma maior concentração de vitaminas.

A única dica, contudo, é retirar a parte das raízes e, se necessário, uma fina camada da base. Além disso, você pode plantá-la embaixo da terra para evitar desperdício e ainda ganhar uma erva fresca em casa. No entanto, se a cebola estiver muito murcha, mole e partes pegajosas, o melhor é descartar.

Para evitar que crie a cebola brote, uma sugestão é armazená-las em cestos ou caixas abertas. Evite a geladeira, já que a umidade pode ser propícia para o brotamento.

@erikacanton

Tem cebola brotando na sua geladeira? Vem aprender a plantar e multiplicar nesse vídeo! #dedoverde #hortas #hortaorganica #hortaemvasos #horta #hortaemcasa #hortaurbana #hortacaseira #hortaorgânica #hortaemapartamento #cebola

♬ som original – Érika Canton

Dicas de cozinha