Como cortar o frango em pedaços diferentes e economizar: passo a passo

Aprenda a porcionar a carne e ainda garanta a carcaça para fazer um caldo saboroso

Se você já comparou o preço do frango inteiro com peito de frango porcionado, com certeza já reparou que é possível economizar ao escolher a primeira versão. Afinal, além de ser mais barato, você leva muito mais carne.

No entanto, se a ideia é usar as partes separadas, saber cortar o frango inteiro é crucial. Veja como fazer isso seguindo as dicas do Master Zé.

Como cortar o frango inteiro

(Crédito: Reprodução/Instagram @master.ze_)

Ter um frango inteiro na sua frente pode intimidar, mas não é preciso desespero. Primeiramente, segure uma das coxas para o alto e corte a pele para expor a área do corte. Então, empurre o osso para fora e, com a faca, faça um corte logo abaixo dele seguindo uma linha diagonal.

Faça isso do outro lado e você terá as duas coxas com sobrecoxas. Para separar os dois, coloque o lado da pele para baixo e siga a linha da gordura.

(Crédito: Reprodução/Instagram @master.ze_)

Para cortar a asa, segure ela pra cima, corte envolta até expor os ossos e passe a faca entre eles. O peito e a carcaça são separados pela linha de gordura. Então, corte nessa linha e puxe a carcaça com a mão. Na parte de cima, um ossinho em V deve ser retirado antes de porcionar o peito.

(Crédito: Reprodução/Instagram @master.ze_)

Coloque a pele para cima e corte ao meio do peito até o osso. Depois, é só seguir a linha do osso para retirar a carne por completo. Logo atrás, um bife menor será o sassami, que desprende até sem faca. Por fim, repita o processo do outro lado do peito.

Dicas de cozinha