Apesar de prática, a esponja usada para lavar louças é considerada um dos utensílios mais sujos que costumamos manter na cozinha. Segundo um recente estudo publicado na revista Nature, a esponja de limpeza é uma verdadeira incubadora de bactérias e germes, já que sua própria estrutura favorece a proliferação de micróbios.
Abrir mão do item no dia a dia é quase impossível, mas adotar medidas simples pode ajudar a evitar contaminação. Você sabe, por exemplo, quando deve trocar a esponja de lavar louça?
Quanto tempo pode usar a esponja de lavar louça?
O prazo para substituir a esponja de louça varia de acordo com o uso. Em uma rotina média de lavagem de pratos, talheres, copos e panelas de duas vezes ao dia, o recomendável é que a troca seja feita, no máximo, a cada 10 dias.
Especialistas ainda indicam a higienização diária da esponja com água quente. Ferva água em uma panela, desligue o fogo e coloque a esponja. Deixe de molho por cerca de 5 minutos, retire da água, remova o excesso de água e deixe o item em um local seco, como no escorredor de louças, por exemplo.