Novo queridinho no mundo fitness, o matchá – chá conhecido por auxiliar na queima da gordura – além de ser consumido com água e sucos, também pode ser incluído em receitas de doces e salgados funcionais. “A erva é extraída das folhas da planta camellia sinensis e muito apreciada por seus benefícios, pois apresenta maior teor de catequinas, uma substância antioxidante responsável por grande parte dos seus benefícios, quando comparado com o chá verde tradicional”, explica a nutricionista do bistrô funcional Inspire Fit, Stephanie Fontanari.
Por ser fonte de cafeína, o matchá ainda oferece efeito estimulante e energético, e também atua como termogênico, ajudando na queima de gordura, quando associado com a prática de exercícios físicos. A bebida é encontrada na forma de um pó verde com sabor amargo característico. Ele pode ser utilizado tanto para o preparo de chá (usando uma colher de chá cheia para 300ml de água quente e abafe por 15 minutos), quanto para o preparo de sucos, vitaminas, sobremesas e bolos. A seguir, veja como preparar uma tapioca, que é indicada para o consumo pré-treino acompanhada de alguma proteína.
Receita de tapioca doce de matchá
Ingredientes
Massa:
- 1 kg polvilho doce
- 350ml chá concentrado de matchá
Recheio:
- 20g de chocolate 70% cacau
- morangos
Modo de preparo
Amasse tudo até dar o ponto. A massa deve ficar sem esfarelar. Em seguida, peneire e está pronto para levar à frigideira normalmente. Para o recheio, derreta o chocolate 70% cacau no microondas. Depois misture com morangos morangos picados. Se quiser, você também pode preparar a tapioca de matchá com recheio salgado.
Dica da Bela Gil: 3 formas de comer tapioca indicadas pela chef