Veja maneiras simples e muito mais saborosas de ter a proteína para o seu lanche
Foi-se o tempo em que o peito de peru era visto como aliado da dieta. Após anos sendo considerada saudável, essa proteína acabou indo para o mesmo grupo do presunto, salame e mortadela.
Por isso, muitas pessoas começaram a procurar opções para substituir embutidos e manter uma alimentação mais saudável. Atualmente, o que não faltam são receitas com muito mais sabor e menos processadas para você testar em casa.
Receitas de proteínas para substituir embutidos
Peito de frango

Ingredientes:
- peito de frango
- sal
- pimenta
- temperos secos a gosto
Modo de preparo:
Primeiramente, você deve temperar o frango com sal e pimenta e levar para a geladeira por uma noite. Então, no dia seguinte, prepare o tempero seco com os ingredientes que preferir. A sugestão da Juju Guerra é combinar páprica, alho em pó, orégano e pimenta do reino.
Empane bem dos dois lados do frango, enrole em um papel manteiga e leve para a air fryer pré-aquecida a 180ºC por 25 minutos. Por fim, leve para a geladeira por no mínimo 5 horas antes de fatiar.
Lombo suíno

Ingredientes:
- 50ml de shoyu
- 2 colheres (chá) de mel
- pimenta a gosto
- 2 colheres (sopa) de páprica defumada
- 1 colher (sopa) de alho em pó
- 1 colher (sopa) de cebola em pó
- sal
Modo de preparo:
Primeiramente, faça a marinada com shoyu, mel e a pimenta. Coloque a carne e leve para a geladeira por 6 horas ou de um dia pro outro. Então, faça a mistura dos temperos em pó e empane o lombo retirando o excesso.
Enrole em uma folha de papel manteiga, fechando bem as pontas até formar um pacote bem fechado e leve para assar na air fryer pré-aquecida a 180ºC por 40 minutos. Depois de assado, deixe na geladeira por no mínimo 4 horas e então fatie bem fininho, como explica Lorena Correa.
Filé mignon suíno

Ingredientes:
- 800g de filé mignon suíno
- 1 colher (sopa) de páprica defumada
- 1/2 colher (chá) de cebola em pó
- 1/2 colher (chá) de alho em pó
- sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
Primeiramente, salgue a carne, enrole no plástico filme e leve para a geladeira por 8 horas. Então, misture os temperos, empane o filé e enrole no papel manteiga, dando três voltas e fechando bem as pontas.
Leve para assar na air fryer pré-aquecida a 180 °C por 40 minutos. Depois do tempo, leve à geladeira até que fique bem gelado para só então cortar, seguindo as dicas da Michele Ykegaya.
Como armazenar e consumir?
Com a proteína pronta, uma dica é porcionar e deixar na geladeira apenas o que irá consumir em 3 dias. O restante pode ser congelado por até 3 meses.
Você pode usar essas carnes para lanches, mas também como a proteína de uma salada.









