Até bem pouco tempo atrás, no tempo da sua avó ou sua mãe, a banha de porco era a gordura mais usada para cozinhar em todo o mundo. Ela é uma gordura culinária saudável porque é mais estável quando submetida às altas temperaturas. Por isso, é ótima para fazer frituras e selar carnes.
Cozinhar com gordura de porco
Assim como a manteiga, o azeite e o óleo de coco, a banha de porco é rica em ácidos graxos monoinsaturados. “Porém, ela é mais estável ao calor porque resiste melhor à oxidação, diferente dos óleos vegetais refinados que são poli-insaturados e oxidam facilmente quando aquecidos, liberando substâncias extremamente tóxicas e inflamatórias”, explica o nutrólogo Dr. Flávio Madruga.
A seguir, veja quatro sugestões de como usar gordura de porco no preparo de pratos.
Como cozinhar com banha de porco
1. Por não possuir nem sabor nem cheiro, pode ser utilizada em qualquer tipo de preparação em substituição ao óleo, como em molhos, refogados, caldos e assados, sem alterar o sabor da comida. Além disso, a banha de porco, se comparada aos óleos de girassol e canola, por exemplo, é mais barata.
2. Para fritar, nenhum óleo se compara às propriedades de cozimento e resistência à alta temperatura da banha. Ela cria uma crosta para legumes e carnes com crocância e de forma sequinha, sem causar sabor distinto.
3. Por que banha é saudável, estável e versátil, tradicionalmente sua gordura é usada para fritar salgadinhos e fazer crostas de tortas e assados. Em produtos de panificação, a banha proporciona a umidade e a cor dourada desejada após o cozimento.
4. Na massa de amanteigados, não só doces como também salgados feitos com a tradicional “massa podre”, como empadões, empadinhas, barquetes e outros salgadinhos, a banha de porco confere uma textura inigualável.
Aprenda receitas de empadinha
- Empadinhas de leite condensado para os apaixonados pelo doce
- Receita de liquidificador simples e fácil: Versão de empada
- Receita de empada de purê de batata incrementado: Aprenda