Feriado é daquelas coisas da vida que são boas e bem-vindas a qualquer momento. No outono, eles parecem especiais: nem frio, nem calor, a gente pode se planejar para qualquer programa. Inclusive, os caseiros. Alguém discorda que ficar em casa em relaxantes momentos na cozinha preparando uma comidinha deliciosa é um must? Se for entre amigos, então, nem se fala. É bom demais! Para impressionar o seu próprio paladar e de quantos mais estiverem abelhando à sua volta no fogão, anote aí a receita de um “Penne-risoto de camarão” – outra coisa maravilhosa dessa vida.
Do preparo inicial do caldo ao prato servido na mesa vão-se pouco mais de 40 minutos
A princípio, a receita pode parecer estranha: refogar o macarrão cru? Isso vai dar certo? O publicitário e chef de fins-de-semana Rodrigo Tigre garante que sim. “O preparo é idêntico ao do risoto tradicional, com arroz arbóreo ou carnaroli. A diferença é que a massa vai incorporar todo o sabor do molho, já que é cozida nele próprio”, explica. E o melhor: do preparo inicial do caldo ao prato servido na mesa vão-se pouco mais de 40 minutos. É para não perder nenhum instante do sagrado e saboroso descanso.
Penne Risoto (para 4 pessoas)
Ingredientes:
01 cebola média
01 alho poró
01 funcho
01 cenoura 01 bouquet garni – amarrado de salsinha, louro e tomilho
500g de penne (massa seca)
1 kg de camarão cinza com as cabeças
1/2 xícara de azeite extra virgem
sal
4 cl de pasta de tomate
1 punhado de alecrim picado
1/4 cl de pimenta dedo de moça ou calabresa (a gosto)
2 cl de vinagre de vinho tinto
100g de parmesão
Modo de preparo:
Pique a cebola, o alho poró, o funcho e a cenoura e, em uma panela grande, cubra com água e junte o bouquet garni e as cabeças do camarão. Coloque para ferver e diminua o fogo. Enquanto isso, aqueça o azeite em uma panela de boca larga sem deixar fumegar. Refogue o penne até ficar levemente dourado nas pontas, cerca de 4 minutos. Tempere com sal, adicione a pasta de tomate, o alecrim, a pimenta e mexa até ficar por igual. Cubra a massa com o caldo que está borbulhando na outra panela e continue mexendo.
Deixe secar um pouco e vá adicionando conchas do caldo sucessivamente, por uns 15 a 20 minutos. Experimente a massa até que ela esteja no ponto. Ao aproximar-se desta etapa, reduza aos poucos a quantidade de líquido que vai acrescentando, de modo que quando ele estiver al dente, fique com um molho mais espesso. Uns minutos antes do ponto, adicione as 2 colheres de vinagre de vinho tinto.
Retire a panela do fogo, adicione o parmesão e misture delicadamente, se quiser, guarde um pouco do queijo para salpicar na hora. Prove e corrija o sal e pronto!