Outro dia, estava me lembrando que vi no programa do Jô Soares uma mulher que se alimenta de luz(!?). Parece que não come há dois anos!!! Eu já tinha até lido em alguma coluna que a moda agora era se alimentar de luz, mas tinha achado que era uma anedota. No entanto, segundo a moça, a coisa é séria mesmo!
Eu, como adepta do pecado da gula, não consigo nem imaginar o que seria da minha vida sem mergulhar nessas delícias gastronômicas. Para falar a verdade, comer é muito mais do que simplesmente se alimentar, comer é um evento social. Bom, mas essa é a minha opinião, cada um no seu cada qual, não é mesmo? Para aquelas, que como eu adoram cair de boca em pratos maravilhosos planejei um jantarzinho daqueles…
Esse jantar preparei no auge da gula. Estava em casa quando alguns amigos ligaram e resolveram jantar comigo. A minha sorte é que quando eu lembrei dessa entrevista no Jô, me deu um ataque e fui direto ao supermercado. Quando meus amigos me ligaram, já tinha tudo em casa, e estava super inspirada.
Para entrada fiz Alho-poró com molho holandês, para fazer essa entrada, tem que ter um pouquinho de cuidado (não pode deixar o molho ferver de jeito nenhum) mas nada muito complicado. E acredite, vale a pena! O prato principal escolhi Contrafilé com molho Bordolaise com batata duquesa de acompanhamento. Resolvi que já está na hora de servir pratos mais quentes (desisti de esperar o verão acabar). Mesmo com o calor meu contrafilé deu um show de bola.
E a sobremesa Frutas frescas brulée perfumadas com tomilho foi uma ótima escolha. O sabor do tomilho realmente dá um brilho a mais às frutas (que por si só batem um bolão).
Alho–poró com molho holandês
Ingredientes
06 alho-porós grandes
12 fatias de presunto de Parma
03 gemas
100gr de manteiga derretida
01 colher de sopa de suco de limão
01 pitada de sal
Preparo
Lave e corte os alho-porós no sentido do comprimento, cozinhe em água fervente até que fiquem macios. Escorra, regue com um fio de azeite, deixe amornar e enrole-os nas fatias de presunto. Reserve. Leve ao fogo, em banho-maria, as gemas e o suco de limão mexendo bem até começar a engrossar, vá então adicionando a manteiga derretida aos poucos, batendo sempre até o molho ficar leve e fofo. Não deixe o molho ferver para não talhar. Arrume os alho-porós numa travessa e regue-os com o molho.
Contrafilé com molho bordolaise
Ingredientes
06 bifes de contrafilé de 200gr cada com 02cm de espessura
04 colheres de sopa de manteiga
02 copos de vinho tinto
02 folhas de louro
02 colheres de sopa de cebolinha verde picada, só a parte branca
02 raminhos de tomilho
05 grãos de pimenta-do-reino esmagados
01 copo de água
Sal a gosto
Manteiga para grelhar
Preparo
Aqueça a metade das 04 colheres de manteiga em uma panela, junte a cebolinha e refogue até amaciar, acrescente o vinho, as ervas, a pimenta e cozinhe em fogo alto, até reduzir a metade (aproximadamente 10 minutos). Acrescente a água e reduza a ½ xícara, tire as ervas e acrescente o restante da manteiga. Reserve. Grelhe os contrafilés, tempere com sal e pimenta. Na hora de servir regue-os como molho. Sirva com batatas duquesa.
Batatas duquesa
Ingredientes
05 batatas médias, com casca bem lavada
½ xícara de leite
02 colheres de sopa de manteiga
03 gemas
Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto
Manteiga e farinha de trigo para untar
Preparo
Cozinhe as batatas em água com sal, escorra e tire a casca e passe no espremedor. Junte o leite, a manteiga, as gemas e os temperos. Leve ao fogo, mexendo sempre, até ficar homogêneo. Coloque em um saco de confeitar com o bico grande e faça uns suspiros de batata numa assadeira untada. Asse em forno pré-aquecido a 200 o até corar levemente (cerca de 5 minutos). Se quiser, antes de assar pode-se pincelar as batatas duquesa com uma gema de ovo misturada com uma colher de chá de óleo e depois polvilhar com queijo parmesão ralado.
Frutas frescas brullée perfumadas com tomilho
Ingredientes
01 banana pequena
01 goiaba vermelha sem pele e sem caroço, picada
½ mamão papaya picado
04 morangos fatiados
½ manga picada
Fatias de carambola ou kiwi
04 colheres de sopa de creme de leite fresco
01 colher de sobremesa de tomilho fresco desfolhado
Suco de ½ limão
Açúcar cristal para polvilhar
Folhas de sálvia ou galhos de tomilho para decorar
Preparo
Pegue uma travessa bem bonita, coloque o creme de leite no centro e polvilhe o tomilho. Arrume as frutas cuidadosamente em cima do creme, respingue gotas do suco de limão e, com o auxílio de uma peneira, polvilhe uma camada uniforme de açúcar cristal. Leve ao forno pré-aquecido a 200 o até dourar. Se quiser, sirva acompanhado de sorvete de maracujá ou pistache.