Você já deve ter ouvido falar dos benefícios do óleo de coco para saúde. Ele é considerado um óleo mais estável na cozinha, com capacidade de suportar melhor altas temperaturas devido a sua constituição de gorduras saturadas. Ou seja, na culinária, ele é considerado melhor, por exemplo, que o óleo de soja, ou o próprio azeite.
Qual a diferença?
O óleo de coco virgem pode ser aquecido em torno de até 176 ºC, e a versão do óleo de coco refinado permite ser aquecido em até aproximadamente 232 ºC. Por isso, sua maior vantagem na cozinha é suportar temperaturas um pouco maiores que outros tipos de óleo, sem oxidar.
Como o óleo de coco tem aroma e sabor de coco, um pouco mais suave, ele combina muito bem com pratos asiáticos, indianos, caribenhos, além de grelhar carnes em geral e hambúrgueres.
Para fazer carne moída usando o óleo de coco, refogue seus temperos prediletos, como cebola e alho. Você também pode usar este tipo de gordura boa para temperar saladas, bater com sopas, sucos e shakes emagrecedores, além de qualquer outra gordura na cozinha, como manteiga e margarina.
Dicas com o óleo de coco
- Por que não é bom aplicar gordura de coco pura no cabelo?
- Óleo de coco é truque caseiro de famosas para clarear os dentes
- Como usar óleo de coco no cabelo seco, fino e com pontas duplas?