Optar por servir uma mesa de pães com uma linda e variada tábua de queijos acompanhada de um bom vinho é uma ótima escolha para receber visitas em qualquer ocasião. Rápido, fácil e sem muita produção para servir, você deve achar que essa opção é também sem erro. Certo?
Pois saiba que, ao servir esse alimento, muita gente comete um erro bastante comum que inclusive altera o sabor típico dele. Veja abaixo como não errar mais e impressionar as visitas:
Servir tábua de queijos requer cuidado especial
Antes de montar sua tábua de queijos, é preciso sempre tirar o alimento da refrigeração. É necessário tirá-lo da geladeira entre 45 e 1 hora antes do momento em que ele vai para a mesa. Isso serve para que o queijo retome seu sabor e textura originais.
A realidade é que o hábito de guardar queijo na geladeira serve apenas para conservá-lo depois de aberto. Isso é necessário devido ao fato de que vivemos em um país de clima tropical e, assim, é possível evitar que o alimento estrague muito rápido ou vire atrativo para moscas.
Como regra, o queijo deve ser sempre consumido em temperatura ambiente para permitir que todos explorem seu sabor e textura em pleno estado natural. Se você vai preparar ou servir um prato com queijo, deixe o pedaço da iguaria ficar fora da refrigeração por um tempo antes – e, enquanto aguarda, é possível aprontar os demais itens da tábua de queijos.