Veja quais são os queijos magros e, consequentemente, os mais saudáveis para incluir na dieta
Alguns estudo sugerem que dietas com restrição calórico e alto teor de cálcio podem ajudar a eliminar mais gordura. Essa gordura é principalmente a localizada na região abdominal, que aumenta os riscos de doenças crônicas e cardiovasculares. Sendo assim, é uma boa ideia incluir queijos magros nas refeições.
Entenda abaixo quais são os queijos mais saudáveis para incluir no cardápio sem fugir da dieta.
Quais são os queijos magros?
Em primeiro lugar, troque o queijo prato, parmesão, mussarela, requeijão, e outros queijos amarelos pelos brancos. Alguns exemplos deles são a ricota, o de minas, o frescal e o cottage, que têm teor de gordura bem mais reduzido. Conheça cada um deles a seguir:
1. Queijo frescal (tipo Minas)
Enquanto a versão tradicional tem 68% de gordura, a light em média 25%. Esse queijo contém uma substância importante para reestabelecer o equilíbrio do organismo e melhorar a qualidade do sono, que é o triptofano. Por ter queratina, o queijo branco ajuda no fortalecimento e no brilho da pele, cabelos e também fortalecem unhas.
- Valor calórico: 79 kcal
2. Queijo cottage é opção de queijo magro
Esse queijinho cremoso tem baixa quantidade de gordura e mais proteína em sua composição. Tem em média 45% de proteínas e 35% de gordura, podendo ter 0% na versão light. Esse é um dos queijos magros mais versáteis e fáceis de inserir em qualquer refeição.
Além disso, ele contém triptofano e é fonte de minerais como magnésio, pottássio, fósforo, zinco e selênio, que desempenham um papel vital em muitas das funções do corpo.
- Valor calórico: 31 kcal
3. Queijo de soja
A vitamina B6 e o magnésio do tofu também melhoram a produção de serotonina e devem estar sempre que possível nas refeições noturnas. Essa também é uma das opções de queijos magros para quem não consome derivados de animais ou é intolerante a lactose.
- Valor calórico: 76 kcal
4. Queijo ricota
A ricota tem textura similar ao queijo cottage, porém é consideravelmente mais leve. Também é fonte de aminoácidos precursores da serotonina. A versão tradicional tem em média 50% de gordura, e a light, 10%. Esse é um dos tipos de queijos magros que serve como fonte de aminoácidos essenciais.
- Valor calórico: 43 kcal