Erro ao fazer feijão que tirou Yuko do Masterchef é um dos mais cometidos: como acertar?

A tailandesa Yuko, uma das participantes mais queridas do público no “Masterchef Brasil”, quase chegou ao top 10 do programa, mas acabou eliminada por não conseguir fazer feijão adequadamente.

O desafio era fazer um prato feito, que é popularmente conhecido como “PF”. Yuko acertou na farofa e no ovo frito, mas colocou pouco sal no arroz e alguns erros durante o preparo do feijão fizeram com que ela fosse a pior na opinião dos chefs. No entanto, os pequenos deslizes no preparo são mais comuns do que muita gente imagina e fazem toda a diferença.

Erros de Yuko ao fazer feijão

Yuko preparou o feijão duas vezes. Na primeira vez, a participante errou ao colocar pouca água na panela de pressão e acabou queimando os grãos. O correto é colocar 2 litros de água para cada 500 gramas de feijão.

Quando percebeu que não seria possível servir o acompanhamento, Yuko começou a preparar a receita de novo. Porém, só restavam 30 minutos para o fim da prova.

Apesar de ter corrido bastante, nem todos os grãos cozinharam bem e parte do feijão foi servida duro. O ideal é que o feijão cozinhe por, pelo menos, 20 minutos após a panela levantar pressão. Se quando você abrir a panela, ele ainda continuar duro, a dica é colocar mais água e levar ao fogo por mais 10 minutos.

Além disso, Yuko ainda deixou o feijão um pouco salgado. Como a quantidade varia de acordo com o gosto de quem vai comê-lo e da quantidade preparada, coloque pouco e experimente. Se você achar que ficou sem sal, coloque um pouco mais. É melhor errar para menos e corrigir do que salgá-lo.

Como fazer feijão?

iStock

No “Masterchef”, os participantes não têm tempo de escolher e deixar o feijão de molho, mas o  certo ao preparar feijão é usar só os grãos bons e descartar os grãos machucados, estragados e até as possíveis pedrinhas que podem vir na embalagem. Feito isso, coloque o feijão de molho por, pelo menos, quatro horas, para que os grãos ruins, que podem ter passado despercebidos, boiem. Isto também ajuda a fazer com que o feijão cozinhe mais rápido e até a diminuir os gases que ele causa em algumas pessoas.

Para que o cozimento seja mais rápido, é melhor usar uma panela de pressão. Caso você não tenha, pode usar a panela convencional e ir provando e olhando a quantidade de água, como fazemos durante o preparo do arroz.

Ao avaliar o prato de Débora, a participante que venceu a prova, o chef Henrique Fogaça deu uma dica importante. Ele contou que o feijão não deve ser misturado depois que colocado na panela, porque isto impede que o caldo engrosse. “Deixe o feijão quieto no fogo baixo. Ele cria uma película embaixo e vai engrossando o caldo. Feijão não se mexe”, explicou. Esta dica ainda evita que o caldo seque logo depois do feijão ficar pronto. 

Apesar de não ter acertado no cozimento, o chef Erick Jacquin elogiou o tempero de Yuko. Para deixar o feijão saboroso, a competidora tailandesa colocou óleo, sal, alho, louro e um pedaço de bacon. Para meio quilo de feijão, use uma folha de louro, dois dentes de alho, duas colheres de óleo ou azeite e uma pedaço médio de bacon.

Dicas para usar a panela de pressão: