Conheça os principais tipos de açúcar e como usar

por | jun 30, 2016 | Receitas

O açúcar é um ingrediente importante em muitas receitas. Saber usar o tipo certo pode fazer toda a diferença na textura e sabor do doce, principalmente se a receita for de decoração para bolos, como é o caso da receita de pasta americana que precisa ser preparada com açúcar impalpável, para que a massa fique completamente lisa e homogênea.

Açúcar refinado

O açúcar refinado é o encontrado nas prateleiras dos supermercados. Ele passa por diversos processos para adquirir a cor e a textura conhecida, por isso, ele perde muitas vitaminas e sais minerais. Ele é usado para adoçar bebidas, em receitas de massas de bolos e sobremesas simples de preparar.

Açúcar impalpável

O açúcar impalpável tem 3% de amido de milho em sua composição, é mais fino e não gruda. O amido vem incorporado na composição e propicia uma mistura homogênea sendo próprio para coberturas.

Açúcar de confeiteiro

O açúcar de confeiteiro é parecido com o açúcar impalpável, porém ele não tem amido de milho em sua composição e é mais indicado para fazer recheios de doces. Evite usar no preparo de coberturas, pois ele não ficará homogêneo.

Açúcar mascavo

O açúcar mascavo contém quantidades significativas de nutrientes. Seu gosto é forte e característico lembrando um pouco o da cana. Quando quiser ressaltar o sabor do açúcar na sobremesa, deve usar o mascavo.

Açúcar cristal

O açúcar cristal possui um grão maior que os outros, sendo mais difícil de dissolver. Devido à alta concentração de umidade, é indicado para preparar caldas doces e geleias. Ele adoça mais que o refinado e, portanto, deve ser usado em menor quantidade.