Você já se perguntou por que o arroz de sushi é tão diferente do que consumimos no ocidente? Pois, abaixo, vamos te mostrar como preparar o alimento dessa forma, com a textura caraterística que permite que os grãos fiquem juntinhos em um rolhinho ou um oniguiri.
Veja abaixo como fazer arroz de sushi para aproveitar receitas saborosas com ele:
Como fazer arroz de sushi
Este jeito de preparar o arroz é mais longo e tedioso do que o jeito ocidental. Ainda assim, o passo a passo é absolutamente fundamental para preparar um bom sushi, além de ficar muito gostoso e diferente. Além do uso em oniguiris ou rolinhos, também é possível consumir esse arroz como acompanhamento de muitos alimentos.
Ingredientes (rende 4 porções)
- 2 xícaras de arroz estilo japonês;
- 4 colheres de vinagre de arroz;
- 2 colheres de açúcar;
- 2 colheres de sal.
Importante: é crítico usar essa variedade de arroz e não o arroz branco comum de grão comprido. Isso porque o arroz japonês tem grãos mais curtos e grossos que o convencional. Isso torna seu comportamento na hora do cozimento algo bem diferente.
Modo de preparo do arroz de sushi
Esquente o vinagre, o açúcar e o sal em uma frigideira com fogo baixo até que o açúcar e o sal se dissolvam completamente. Nesse passo, é preciso ter cuidado para que o vinagre não ferva. Ao final, deixe a mistura esfriar em temperatura ambiente.
No segunto passo, lave o arroz em água fria com cuidado. Esta etapa é muito importante e pode ser necessário repeti-la várias vezes. Isso porque é preciso lavar o arroz até que a água saia quase sem amigo – ou seja, transparente. Na sequência, deixe o arroz de molho por cerca de 15 minutos.
Em uma panela, ferva 2 xícaras de água, acrescente o arroz e cozinhe o alimento emfogo baixo. Neste passo, a panela deve estar tampada ou semi-tampada. É preciso coizinhar até que a água se evapore o sobre o “arroz estilo sushi”: pegajoso e aglomerado. É muito importante também observar as instruções do pacote de arroz, pois o tempo e a quantidade variam segundo o subtipo do alimento.
O penúltimo passo consiste em deixar o arroz descansar. Portanto, mantenha-o na panela durante um período de cerca de 15 minutos.
Já o último passo é adicionar ao arroz a mistura preparada no início com vinagre. Usando uma colher de madeira, passe o arroz para um recipiente de plástico (pois metais podem reagir com o vinagre), e misture tudo. Na sequência, basta utilizar o arroz na preparação desejada!