É normal que ao preparar uma massa de bolo com frutas, os pedacinhos cristalizados, frescos ou em passas, acabem afundando na mistura ainda meio líquida. O que acontece é que depois de assado, o bolo acaba ficando pura massa por cima com as frutas todas acumuladas em uma metade apenas da massa cozida e ainda, muitas vezes, elas acabam queimando no fundo.
Evite a massa sem fruta
Para evitar que as uvas passas, frutas frescas ou cristalizadas se acumulem no fundo da massa de bolo, polvilhe farinha de trigo antes de misturá-las à receita. Com isso, os pedaços, mesmo os mais pesados, não ficam colados uns nos outros evitando que afundem e se acumulem todos num lugar só.
Segundo as boleiras mais experientes, o ideal é “empanar” bem as frutas na farinha da receita seja de trigo, integral, de arroz, amido de milho, e deixá-las descansar uns minutinhos antes, para que absorvam parte do amido da farinha.
Outra dica bastante eficiente e ainda mais saborosa é hidratar as frutas desidratadas (nesse caso, não as frescas) antes de adicioná-las à massa. Coloque as frutas secas alguns minutinhos em uma panela de vapor com água tampada. Depois, empane na farinha. A hidratação deixa as frutinhas mais leves e menos densas para não afundar.
Aprenda receitas de bolos saudáveis
- Gostoso e saudável: 5 receitas de bolo da Bela Gil
- Que tal um bolo de milho funcional? Nutricionista dá receita
- Aprenda a fazer o bolo fit de caneca da dieta da Karina Bacchi