Como cozinhar a vapor no fogão e no micro-ondas

por | jun 30, 2016 | Receitas

Quando estamos começando na cozinha, algumas técnicas diferentes usadas nas receitas podem confundir. Assim como existe um passo a passo correto para derreter o chocolate em banho-maria, também existe um processo simples para cozinhar no vapor.

Veja também 
5 ideias práticas para armazenar os potes de cozinha

10 dicas simples para limpar a casa

Abobrinha recheada com atum

Como e quando cozinhar no vapor

“Essa técnica é feita tradicionalmente com uma vaporeira, pois ela dá a estrutura ideal para o cozimento”, explica Diego Barreto, professor de gastronomia do Senac. Essa panela é composta de duas partes: a inferior é como uma panela normal para ferver a água, já o separador deve ter furinhos ou espaços para sair o vapor.

Passo a passo 

Coloque água na parte inferior e espere ferver, se desejar, pode aquecer o conteúdo em outra panela e depois transferir. Posicione o separador corretamente e coloque o alimento que deseja cozinhar. “Não existe um tempo médio de cozimento, depende muito do ponto em que quer que o alimento esteja”, diz.

O cozimento a vapor é indicado para legumes, verduras, frutos do mar, pratos da culinária ocidental, entre outras receitas que exigem um preparo mais cuidadoso. Segundo Diego Barreto, além de contribuir para uma alimentação saudável é um processo usado para conservar os nutrientes do alimento sem alterar o sabor e a textura do prato.

Como cozinhar a vapor no micro-ondas

É possível cozinhar a vapor no micro-ondas de duas maneiras. A primeira é colocar os legumes dentro de uma tigela com água, cobrir com filme de PVC transparente e deixar durante 5 minutos. A outra forma é colocar alguns legumes dentro de um plástico com um pouco de sal e levar ao micro-ondas durante 2 minutos. 

Confira mais dicas de como cozinhar para iniciantes.