Algumas frutas contêm enzimas que são capazes de digerir as proteínas da carne. Esse é o caso do abacaxi, que possui bromelina, enzima que quebra as ligações presentes na estrutura das proteínas deixando a carne macia. Essa substância é encontrada em maior quantidade na porção central do talo do abacaxi maduro, aprenda como extraí-la para o preparo de carnes.
Como amaciar a carne com abacaxi
A enzima bromelina presente no abacaxi quebra tanto proteínas das fibras musculares quando as do tecido conjuntivo – que dá liga ao músculo e é um dos principais responsáveis pela eventual dureza da carne. Para aproveitá-la é simples, você pode cortar fatias finas de abacaxi e colocá-las sobre os bifes.
Ou então, bata uma fatia de abacaxi de aproximadamente três centímetros de espessura no liquidificador misturada ao seu tempero favorito. Deixe a carne descansar com o tempero por quatro horas antes de levar ao fogo.
Porém, leve em consideração que, diferente da enzima extraída da casca do mamão chamada papaína e que tem a mesma finalidade, o amaciante à base do abacaxi tem uma desvantagem extra: o suco deixa gosto na carne.
Mais motivos para comer abacaxi
- Abacaxi emagrece: Fruta é rica em benefícios à saúde
- Gelado de abacaxi: O doce PERFEITO para a sua sobremesa
- Cubos de abacaxi com gengibre turbinam bebidas e ajudam a secar