O bicarbonato de sódio é um tipo de sal, cristalino, branco, que é conhecido por seus diversos usos e benefícios para o organismo. Além de ser uma substância barata e fácil de encontrar, também contém propriedades anti-ácidas que ajudam e muito no preparo de receitas e alimentos, e também no dia a dia da cozinha. Conheça algumas destas aplicações:
Usos do bicarbonato na cozinha:
1. No fermento químico, as bolhas de gás carbônico (ou dióxido de carbono) que fazem a massa crescer são obtidas através das reações do bicarbonato de sódio com algum ácido. Na fabricação do fermento em pó, o bicarbonato é misturado a substâncias que se tornam ácidas ao entrar em contato com líquidos ou quando são aquecidas. O pó já começa a reagir na hora de bater o bolo.
2. Algumas receitas de massa – como a do bolo red velvet (ou veludo vermelho), crescem mais do que outras. Para evitar que a massa cresça demais e caia da assadeira quando for ao forno, uma boa opção é misturar vinagre (elemento ácido) com bicarbonato de sódio. Essa mistura substitui o fermento.
3. Vovó já dizia que molho de tomate precisa ser adoçado para quebrar a acidez antes de ir para o prato. Se você quiser reduzir a acidez do molho de tomate, sem usar açúcar, adicione a mesma quantidade uma colher de café ou de chá, dependendo do tamanho do preparo, de bicarbonato de sódio.
4. No bolo, normalmente, quando as receitas pedem bicarbonato, elas levam algum ingrediente um ácido (leite, iogurte, suco de limão) que vai reagir com esse pó de pH básico. E, nesse caso, o bolo não vai crescer muito, mas vai ficar leve. Apesar de algumas excelentes receitas pedirem tanto fermento em pó, quanto o bicarbonato de sódio juntos, quimicamente, não faz sentido algum.
5. A fermentação do bolo é importante. Se a receita leva muito fermento e cria bolhas muito grandes, elas flutuam para o topo e estouram levando embora o seu fermento, então, você ganha um bolo pesado e denso. Uma colher de chá de fermento em pó para uma xícara de farinha é a quantidade perfeita de fermentação para a maioria das receitas de bolo. Para o bicarbonato de sódio (que é usado quando a receita tem uma quantidade considerável de ingredientes ácidos), use 1/4 colher de chá para cada xícara de farinha.
6. Para amaciar a carne, acrescente bicarbonato de sódio se o corte for ser cozido, principalmente, em molho de carne, tomate ou leite. Uma colherzinha na hora de temperar já é o suficiente. Se não tiver bicarbonato, use fermento em pó e deixe por algum tempo marinando na geladeira.
7. O famoso “Fish and Chips”, ou peixe com batatas fritas, é um prato quente típico inglês constituído por peixe empanado frito e batatas fritas. É uma clássica refeição “take-away” (“para levar”) e, tanto na Grã-Bretanha quanto na Irlanda, tradicionalmente se adiciona um pouco de água, bicarbonato de sódio e vinagre na massa para criar bolhas e leveza no empanado. Algumas receitas incluem cerveja e leite para substituir a água.
8. Para deixar os vegetais cozidos bem verdinhos, com cores intensas e vivas, quando for cozinhá-los, adicione um pouco de bicarbonato de sódio na água de cozimento. O truque vai manter o a sua tonalidade bem viva.
9. Por mais saboroso que possa ser um bom peixinho, ninguém gosta do cheiro que fica na cozinha após o preparo. Para evitar que isso aconteça, guarde o peixe na geladeira durante algumas horas em água com bicarbonato de sódio e você não vai mais sentir cheiro de peixe no ambiente. Antes de prepará-lo, lembre-se de lavá-lo bem.