Um bom e democrático programa é juntar os amigos em casa para uma reuniãozinha básica. Para acompanhar, que tal investir nos aperitivos como tapas? “Tapas são uma variedade de petiscos da variada cozinha espanhola”, explica Bel Benetti, consultora de gastronomia que, ao lado do chef Leandro Gebran Polack, do Atmosphere Bistrô e Bar, dá dicas para usar e abusar doe ingredientes como alho, pimentão, pimenta e páprica!
Depois de encarar o supermercado, hora de usar e abusar da criatividade. “Sugiro começar com o Gaspacho, que é super simples que não toma nem dez minutos para ficar pronto. E a tortilla que, além de ficar muito bonita, se servida com uma salada pode até servir de prato principal”, diz Bel, enquando Leandro aposta nas tapanedes, tábuas de frios, bruschettas e no canapé de carpaccio e alcaparras.
Nas temperaturas mais altas, a ordem é um alimento que tenha alguma relação com frescor. “Indico bruschetta mediterrâne, que é composta de queijo brie levemente derretido, presunto cru desfiado, geleia de laranja artesanal e folhas de manjericão. Ou então a tradicional tortilha de atum, de origem espanhola. Aspargos assados envoltos em finas fatias de presunto parma também agradam no calor”, ensina Leandro. Se os dias estão frios, as croquetas fritas são as mais aconselháveis, de acordo com Benetti.
Cada vez mais na moda, os tapas que não envolvem frituras estão em alta. “No verão as pessoas procuram alimentos mais crus e frescos”, opina a consultora. Já Gebran aposta nos tradicionais e que carregam elementos do mar como ostras, vieiras e camarões. “Produtos da terra, como presunto crú, legumes ou queijos também têm saído muito”, especifica.
Simples ou sofisticados, existem tapas para todos os gostos. “Um exemplo de sofisticação são as lulas recheadas de pinoles e arroz ou as trouxinhas de presunto cru com alcachofras e tomates secos”, cita o chef. Na hora da simplicidade, as Empanadas, que ganharam fama na Argentina apesar da origem espanhola, são campeãs. “Tem ainda as papas enrugadas, que nada mais são do que batatas cozidas em água salgada, levemente assadas e servidas com molho de paprika”, observa Bel.
Receitas de Bel Benetti:
Gaspacho Simples
Ingredientes
1 Pão Francês dormido
250 ml de Azeite
1 Cebola cortada em cubos
4
50ml de Molho de tomate (o meu é feito em casa, mas na correria você pode sempre optar por um comprado pronto).
1 talo de Aipo
Sal e Tabasco
Modo de fazer:
Coloque no copo do liquidificador o molho de tomate, o pão, o aipo e a cebola, o sal e o tabasco. Coloque o azeite e bata tudo, começando com a função “pulsar” do seu liquidificador até os pedaços ficarem menores. Depois, aumente a potência e bata até que o pão suma e vire um creme. Está pronto! Sirva em copinhos pequenos com um pouco de azeite em cima.
Tortilha no Forno
Ingredientes
2 batatas inglesas cozidas e cortadas em cubos.
4 ovos
300g creme de leite
1 colher de café de bicarbonato de sódio
½ pimentão vermelho sem semente e cortado em tiras
1 Linguiça calabresa cortada em rodelas finas (pode ser substituído por peito de peru para uma versão mais light)
1 Cebola cortada em rodelas
Salsa bem picadinha
Pimenta do reino
Sal
Como fazer:
Pré-aqueça o seu forno a +ou- 200oC.
Unte uma forma redonda com no máximo três dedos de altura sem fundo falso com manteiga e
farinha de trigo.
Aqueça o azeite em uma frigideira e coloque as rodelas de cebola. Quando estiverem translúcidas, acrescente o pimentão e a linguiça. Reserve.
Bata os ovos e acrescente o creme de leite e o bicarbonato de sódio.
No recipiente, coloque os cubos de batata cozida. Misture a salsa, o sal e o pimentão na mistura de ovos e junte o ingredientes que foram passados na
frigideira. Vire sobre as batatas e leve ao forno até que a parte de cima esteja dourada.
LEIA TAMBÉM: