Apesar de ser uma das sobremesas mais tradicionais e amadas do Brasil, o pudim de leite condensado pode ser alvo de discórdia quando o assunto é sua aparência: o doce deve ou não ter furinhos?
Preferências à parte, na culinária mais clássica os furinhos no doce são considerados um erro no preparo. O pudim mais “rústico”, portanto, seria resultado de cozimento em temperatura muito alta ou por tempo demasiado, além de proporção errada de ovos.
Como fazer pudim de leite sem furinhos
A receita mais básica do pudim de leite leva 1 lata de leite condensado, 4 ovos e 2 ½ xícaras (chá) de leite. Mas se a ideia é garantir um doce sem furinhos, a primeira dica é dobrar a quantidade de leite condensado. Com duas latinhas em vez de uma, a sobremesa fica mais firme e lisinha.
O modo de preparo do pudim sem furinhos também muda um pouco: em vez de bater todos os ingredientes no liquidificador, apenas misture tudo delicadamente com um batedor de arames. A agitação excessiva do eletrodoméstico resulta em bolhas de ar que, consequentemente, deixa o doce com furinhos.
Depois de misturar os ingredientes, deixe a massa descansar para que possíveis bolhas de ar desapareçam. Enquanto isso, faça a calda: em uma panela em fogo baixo, aqueça 1 xícara (chá) de açúcar e mexa lentamente até formar um caramelo dourado. Depois, regue com ⅓ de xícara (chá) de água fervente e misture até ficar liso.
Despeje a calda na fôrma de pudim, espere amornar e junte a massa passando por uma peneira: este é outro truque para a sobremesa lisinha. Cubra com papel alumínio e leve para assar por 1 hora e 30 minutos em forno pré-aquecido a 180 graus em banho maria. Por fim, retire o pudim do forno, espere amornar e deixe na geladeira por, no mínimo, 4 horas antes de desenformar e servir.