Seguindo essas 6 técnicas, seu bolo NUNCA mais vai solar

Saiba o que evitar para garantir uma massa fofinha e leve

A hora de tirar o bolo do forno é sempre de tensão para você, pois há sempre o risco de que ele tenha afundado no meio, ficado pesado ou com aquela textura “embatumada”? Então, você precisa conhecer um pouco mais a fundo sobre técnica.

Com alguns cuidados simples, por exemplo, é totalmente possível garantir que seu bolo não vai solar. Veja quais são eles:

Dicas para o bolo não solar

(Crédito: freepik/freepik)

1. Medidas da receita

Embora pareça óbvio, muitas pessoas acabam medindo os ingredientes no “olho” e esperam que a receita dê certo. No entanto, a confeitaria pede por precisão. Excesso de líquido, açúcar ou gordura, por exemplo, pode deixar a massa pesada demais, dificultando o crescimento. Por isso, use xícaras e colheres medidoras ou uma balança culinária.

2. Validade do fermento

O fermento químico é responsável fazer a massa crescer com a formação de ar. No entanto, essas bolhas também garantem uma textura mais macia ao bolo. Quando esse ingrediente está vencido ou mal armazenado, contudo, ele perde a potência. O resultado: um bolo que não cresce direito e acaba solando. Para evitar isso, então, sempre verifique a data e guarde o produto bem fechado, longe da umidade. Testar jogando um pouco em um copo de água para ver se ele ainda está formando bolhas também ajuda.

3. Forma de misturar os ingredientes

Após acrescentar a farinha no bolo, o ideal é misturar o mínimo possível para incorporar bem os ingredientes. Isso porque bater demais desenvolve o glúten em excesso, deixando a massa mais elástica e pesada.

4. Temperatura do forno

Muita gente acha que preaquecer o forno é algo desnecessário. No entanto, o calor inicial ajuda o fermento a agir no momento certo. Exatamente por isso, é importante ligar o forno por pelo menos 10 a 15 minutos antes de levar o bolo para assar. Assim, a estrutura começa a se formar desde o início.

5. Abertura do forno

Assim como a temperatura inicial é importante, a queda dela no meio do cozimento também pode atrapalhar. Sendo assim, abrir o forno cedo demais pode interromper o crescimento e fazer o centro afundar. A dica, então, é sempre esperar pelo menos dois terços do tempo de forno antes de checar.

6. Hora de desenformar

Os tempos são muito importantes para um bolo fofinho. Afinal, retirar o bolo quente da forma pode quebrar sua estrutura da massa. Por isso, espere alguns minutos para que ele mais firme antes de desenformar.

Dicas de cozinha