null: nullpx
dicas de cozinha-Delicioso

Esperar comida esfriar antes de levar à geladeira é erro comum: veja tempo limite sem refrigeração

Entenda por que não é recomendado deixar alimentos prontos por muito tempo fora da geladeira
Publicado 20 Mai 2022 – 11:27 AM EDT | Atualizado 20 Mai 2022 – 12:41 PM EDT
Compartilhar
Default image alt
Guardar alimentos Crédito: lithiumcloud/Getty Images/iStockphoto

Seguindo os conselhos de sua mãe ou de sua avó, você sempre espera as sobras de comida quente esfriarem antes de guardar na geladeira para evitar que o calor estrague o eletrodoméstico?

A orientação, no entanto, não faz mais sentido e ainda pode causar problemas de saúde, segundo estudiosos do Centro de Pesquisas em Alimentos, também chamado Food Research Center (FoRC), da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP.

Posso colocar panela quente na geladeira?

Em uma pesquisa realizada para analisar os hábitos de higiene e práticas relativas à higienização, manipulação e armazenamento dos alimentos nas casas dos brasileiros, os cientistas descobriram que uma parcela expressiva da população adota medidas inadequadas. E isso inclui a forma como a comida é guardada no refrigerador.


Segundo o levantamento, 11,2% dos participantes relataram armazenar as sobras de alimentos na geladeira passadas mais de duas horas do preparo, o que representa risco à saúde.

“Não é recomendado deixar alimentos prontos por mais de duas horas sem refrigeração, visto que a temperatura ambiente favorece o crescimento microbiano nesses alimentos”, afirma Uelinton Manoel Pinto, professor e coordenador do estudo.

De acordo com o profissional, essa é uma das principais práticas responsáveis por surtos de doenças de origem alimentar. Se a comida vai direto para a geladeira, a temperatura mais baixa impede a reprodução acelerada dos patógenos.


Os estudiosos apontam ainda que o hábito de esperar o alimento esfriar na panela antes de guardar na geladeira até fazia sentido no passado, quando os eletrodomésticos não eram tão eficientes e poderia aumentar o gasto de energia. Hoje, no entanto, isso deixou de ser um problema.

Feita com 5 mil pessoas de todos os Estados brasileiros, a pesquisa ainda deu origem a uma detalhada cartilha que mostra erros comuns na cozinha e ensina as formas corretas de higienizar e armazenar alimentos.

Dicas de cozinha

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse