5 dicas para deixar o picadinho de carne mais macio: técnicas simples melhoram muito o prato

por | out 4, 2022 | Dicas de cozinha

Preparação comum na mesa do brasileiro, o tradicional picadinho de carne sempre faz sucesso por ser saboroso e econômico, uma vez que pode ser feito com cortes considerados menos nobres. Mas, para que a carne fique macia e suculenta, é fundamental apostar em técnicas que envolvem tempero, marinada, entre outras. Conheça as dicas:

Como deixar o picadinho mais macio: 5 dicas

#1 Bicarbonato de sódio
Faça uma mistura com azeite, limão, diferentes temperos e despeje-a sobre a carne em um recipiente. Cubra com água a adicione um pouco de bicarbonato de sódio. Deixe descansar por pelo menos 2 horas antes do preparo. O truque funciona porque o bicarbonato age nas fibras da carne, deixando a peça mais macia.

Carne em cubos
Lilechka75/Istock

#2 Marinada simples de limão
Neste tipo de marinada, o suco de limão entra como o componente ácido que amacia a carne. Basta deixar a peça de molho na marinada por, no mínimo, 30 minutos. Passado o tempo, escorra a carne e cozinhe-a de acordo com a receita.

#3 Temperos para amolecer a carne
Para deixar a carne mais macia, suculenta e, claro, saborosa, aposte no tempero antecipado. Faça uma misturinha com ervas aromáticas, alho, óleo, vinagre, sal e especiarias de sua preferência e unte a peça. Deixe a carne descansar por pelo menos 1 hora antes de cozinhá-la de acordo com a receita.

#4 Marinada com leite
Em um recipiente grande, misture leite integral com suco de limão e tempere a gosto com especiarias e ervas desejadas. Deixe descansar por cerca de 10 minutos e coloque a carne. Para cada 1 xícara (chá) de leite, use 1 colher (sopa) de suco de limão.

Marinada com leite
AlexPro9500/Istock

O alimento deve ficar marinando na geladeira por, no mínimo, 8 horas. Quando for preparar a carne, retire-a da geladeira, escorra e deixe a peça em temperatura ambiente. Não é necessário lavar a carne – basta usar papel toalha para retirar o excesso de líquido.

#5 Corte certo
A forma como você corta a carne para preparar o picadinho também influencia no resultado final. A dica é fazer o corte na direção contrária à das fibras, posicionando a lâmina da faca em um ângulo de 90 graus no sentido transversal.

Dicas e truques culinários