Tirar sal em excesso da comida é possível, sim: truques com limão, batata, amido e mais

por | ago 25, 2022 | Dicas de cozinha

Mesmo quem cozinha há anos pode cometer pequenos erros culinários no dia a dia, como, por exemplo, colocar sal demais em uma preparação. Seu feijão, arroz ou ensopado ficou salgado demais? Não se desespere e nem jogue fora o alimento: existem truques simples que ajudam a corrigir o sal e salvar o prato. Conheça:

Como tirar o sal da receita: com batata

Para tirar o excesso de sal do feijão, da sopa, do molho e de outras preparações durante o cozimento, basta colocar uma batata descascada e em pedaços na panela. Deixe o alimento cozinhando por alguns minutos e, em seguida, retire, prove e acerte novamente o tempero.

O truque é antigo, mas funciona de verdade, já que a batata funciona como uma espécie de “esponja” que absorve todo o excesso do sal. Se não quiser descartar o tubérculo, cozinhe-o por mais alguns minutos em uma panela separada e aproveite para fazer um purê à parte.

Batatas
Pixabay/Pexels

Tirar excesso de sal dos pratos com limão

Errou na mão e colocou sal demais no arroz? Então poste no limão para salvar a preparação. Adicione algumas gotinhas da fruta na panela, tampe e prolongue por mais alguns minutos o tempo de cozimento.

Vinagre e açúcar tiram sal das receitas

A união dos ingredientes é outro truque conhecido para tirar o excesso de sal dos pratos. Misture 1 colher (sopa) de açúcar com 1 colher (sopa) de vinagre de maçã e junte a combinação à preparação que ficou salgada demais.

Pão fatiado
Mariana Kurnyk/Pexels

Pão amanhecido salva preparações

Colocar um pão amanhecido dentro da panela do feijão, do caldo ou do ensopado também ajuda a retirar o excesso de sal da preparação. O alimento ainda tem o poder de tirar o gosto de queimado do arroz que passou do ponto.

Amido de milho para corrigir o sal

Adicionar 1 colher (chá) de amido de milho dissolvido em um pouco de água é outra solução simples para tirar o excesso de sal dos pratos. Neste caso, é muito importante misturar bem os ingredientes para evitar que a preparação fique com gruminhos.

Dicas e truques culinários