Lombo assado: truques para a carne ficar molhadinha e suculenta

por | dez 20, 2022 | Dicas de cozinha

Além do peru de Natal, o lombo é outro assado tradicional da ceia e, por ser uma carne magra, pode acabar saindo do forno ressecada e sem sabor. Mas, seguindo algumas regras e truques, é possível deixar a preparação suculenta, dourada e molhadinha. Confira as dicas:

Como preparar lombo assado: dicas para ficar suculento

Para começar, o preparo do lombo deve incluir a chamada marinada. Além de temperar a carne, o tempo de descanso da peça em uma solução ácida ajuda a deixar a carne macia e suculenta – e, por isso, o ideal é apostar em ingredientes como vinho, cerveja e até suco de frutas cítricas como laranja ou limão durante esta etapa.

Lombo assado
Miroha141/Istock

Além dos líquidos, vale incrementar a marinada com especiarias, ervas e legumes aromáticos, como cebola, alho e cenoura, que podem ser assados juntos com o lombo. A carne deve ficar de molho por pelo menos uma hora ou, se preferir, de um dia para outro dentro da geladeira.

Outra dica importante para garantir um lombo molhadinho é levar a peça ao forno com sua capa de gordura. Manter a parte com banha durante o preparo é fundamental para que a carne fique suculenta e macia.

Na hora de levar o lombo ao forno, coloque parte da marinada na assadeira e envolva a peça em papel alumínio. Essas duas dicas são importantes para evitar que a carne fique ressecada. Retire o papel alumínio somente ao final do preparo, para dourar o lombo.

Lombo assado com batatas
ALLEKO/Istock

A temperatura do forno também influencia no resultado e, para o lombo perfeito, ela não pode ser alta demais. A temperatura média, de 180 a 200 graus, é a mais indicada para garantir carne molhadinha e no ponto.

Por fim, depois de retirar o lombo do forno, deixe a peça descansar por cerca de 20 minutos antes de cortar e servir. Este tempo é recomendado para que os sucos da própria carne sejam igualmente distribuídos por toda a peça.

Receitas para o Natal