Como escolher caixinha de morango no mercado e evitar frutas com partes estragadas escondidas

por | nov 7, 2022 | Dicas de cozinha

Não é raro chegar do mercado com uma caixinha de morangos e descobrir só na hora de abrir a embalagem que parte das frutas está machucada, mofada ou estragada. Para evitar cair novamente na cilada, saiba no que prestar atenção na hora de comprar morangos:

Como escolher morangos no mercado

Normalmente, as partes estragadas dos morangos ficam escondidinhas dentro da caixa, mas um olhar mais atento ajuda na hora de escolher as melhores frutas.

Morangos
krblokhin/Istock

A primeira dica é observar o tamanho: morangos grandes podem até parecer mais atraentes e suculentos, mas na verdade são os mais aguados e menos saborosos. Por isso, dê preferência às unidades médias ou pequenas.

Fuja dos morangos verdes, clarinhos ou pálidos. As unidades mais saborosas geralmente apresentam um vermelho forte e bem vivo. E você sabia que as folhas dos morangos também podem dar informações sobre a qualidade da fruta?

Caixinha de morangos
sutteerug/Istock

Nunca compre morangos sem folhas, já que elas ajudam a preservar a qualidade do alimento. Na hora de comprar, verifique na caixa se as folhas estão intactas, brilhantes e bem verdinhas. O aspecto indica que a fruta está docinha e suculenta.

Dicas e truques de cozinha