Melão sempre doce, laranja com mais caldo: veja dicas de como escolher frutas e vegetais

por | ago 10, 2022 | Dicas de cozinha

Para evitar desperdício e se deliciar com frutas e legumes realmente suculentos, é importante prestar atenção em uma série de sinais bem peculiares dados por questões como aparência, peso e mais. Veja dicas valiosas de como escolher frutas e vegetais:

Como escolher frutas e legumes

Brócolis
Escolha os de coloração verde escura e preste atenção aos pequenos botões das flores, que devem estar fechados. Talos firmes também indicam que o alimento está bom para consumo.

Batata
Escolha aquelas que têm cascas lisas e de cor uniforme, já que pontos pretos podem sinalizar infestações por bactérias.

Legumes e verduras
Prostock-Studio/Istock

Cenoura
Opte pelas unidades que têm casca lisa e que não apresentem rugas em excesso. Outra dica: as cenouras mais rígidas são as mais indicadas para compra.

Chuchu
A casca e a cor do alimento devem ser uniformes já que “machucados” na pele do legume podem ser sinal de alguma praga. Importante: se o chuchu estiver amarelado, descarte a compra, já que indica que já passou do ponto.

Pimentão
Aperte levemente o legume para sentir a firmeza. Procure os pimentões com casca lisa e que tenham talos verdinhos.

Chuchu
Nungning20/Istock

Laranja, limão e kiwi
No caso das frutas cítricas, quanto mais pesadas, melhor, já que isso indica bom volume de caldo. Além disso, as cascas devem ser finas e uniforme. Já no caso do kiwi, há ainda outro teste: aperte levemente a fruta o dedo. Quanto mais macio, mais maduro e próprio para o consumo imediato.

Abacate
Pressione levemente a casca da fruta com o dedo e observe: se afundar, sinal de que passou do ponto. A consistência ideal é o meio-termo: nem dura ou mole demais.

Abacate
Nungning20/Istock

Melão
Aperte as extremidades da fruta com os dedos. Se elas estiverem moles, é sinal de que a fruta está madura, docinha e saborosa. A casca também deve ter coloração amarela bem viva.

Berinjela
As unidades pequenas e pesadas são consideradas as mais indicadas. Além disso, preste atenção à casca, que deve estar uniforme, e ao cabo, que deve ser verde, rígido e bem preso ao alimento.

Veja as dicas na prática no vídeo abaixo:

Dicas e truques de cozinha