Técnica de cozimento deixa o preparo no ponto ideal sem precisar ficar com o fogão ligado durante todo o tempo
Se você está começando a se aventurar na cozinha, com certeza, tem como missão cozinhar um arroz perfeito. E isso nem parece tão impossível já que as próprias embalagens do produto passam as medidas exatas que você deve usar na hora do preparo.
No entanto, se mesmo assim você teima em errar o ponto do arroz, uma técnica vai te ajudar a deixá-lo soltinho sempre. Veja como.
Como cozinhar arroz perfeito
Embora muitas pessoas tenham aprendido a cozinhar o arroz com o dobro de água, há quem acredite que você não precisa de tudo isso para chegar ao ponto ideal. Nessa técnica, então, além de usar menos água você levará menos tempo ao fogo, o que vai te gerar uma economia no gasto de gás.
Após refogar os grãos com os seus temperos de preferência, você deve adicionar água quente como sempre. Mas é a proporção que fará a diferença. Ao invés de ser o dobro da quantidade de arroz, basta ultrapassar um dedo do volume dos grãos.
Depois, leve para cozinhar com a panela meio fechada em fogo médio para baixo até a água secar. Feito isso, desligue o fogo e espere 10 minutos. Volte a acender o fogo e adicione água até a linha do arroz e deixe-a secar com a panela meio aberta.
Para evitar que o arroz passe do ponto, você pode usar um pano de prato limpo junto à tampa da panela após o fim do cozimento. O tecido irá absorver a água que evaporou e poderia hidratar demais os grãos.