Como conseguir hipoclorito de graça para lavar salada e usá-lo da maneira correta

por | jan 2, 2023 | Dicas de cozinha

A melhor forma de higienizar corretamente frutas, verduras e legumes e eliminar bactérias, fungos e vírus dos alimentos é usando hipoclorito de sódio. O produto nada mais é do que a conhecida água sanitária, mas em uma concentração específica para a limpeza de vegetais – e é possível obtê-lo gratuitamente.

Como conseguir hipoclorito de graça e usá-lo corretamente

O hipoclorito de sódio na concentração 2,5%, ideal para higienização de alimentos, é vendido em farmácias e supermercados, mas também é distribuído gratuitamente em postos de saúde. Para a utilização correta, basta diluir 1 colher (sopa) do produto para cada 1 litro de água.

Como lavar verduras
LanaStock/Istock

O primeiro passo é limpar os vegetais sob água corrente. No caso de folhas, o recomendável é que elas sejam higienizadas individualmente. Em seguida, coloque o alimento na solução de água com hipoclorito de sódio diluído e deixe de molho por cerca de 10 minutos.

Depois do tempo de molho é fundamental realizar o enxágue do alimento. Retire a fruta, o legume ou a verdura da solução e passe novamente sob água corrente.

Dicas de cozinha