O gengibre é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, além de promover a digestão e o funcionamento do sistema circulatório. Termogênico natural, ele acelera a queima de gordura, como também é considerado um desintoxicante que limpa o organismo de forma biológica. Ele é responsável por ajudar o corpo a digerir e absorver mais da nutrição, o que pode promover a perda de peso.
Benefícios do gengibre
Além disso, O rizoma estimula a produção de enzimas responsáveis por quebrar as proteínas, principalmente. Auxilia no alívio da azia e dos gases. Protege a mucosa dos órgãos digestivos e acalma a inflamação causada por ácidos do estômago.
Porém, a melhor forma de consumir o gengibre é cru. Toda vez que ele é exposto ao calor, tem chance de perder a ação benéfica do vegetal. Assim, quando se trata de uma recomendação por seus benefícios nutracêuticos, a indicação é para que o gengibre seja consumido sempre fresco e cru.
Por isso, as preparações frias como massas com molho de iogurte e mel, salada de folhas e legumes crus, ou mesmo a salada de frutas são ótimas alternativa para consumir o ingrediente in natura. Veja uma sugestão de salada fresca e crocante, a seguir:
Receita de salada de pepino japonês, acelga e gengibre
Ingredientes
- 2 a 4 folhas de acelga cortadas à Julienne
- pepino japonês grosseiramente esmurrado
- óleo de gergelim a gosto
- shoyu a gosto
- gengibre ralado a gosto
Modo de Preparo
Lave bem os vegetais, pique a acelga bem fininha, incluindo os talos e esmurre os pepinos antes de temperar. Junte os temperos a gosto somente na hora de servir para não desidratar.
Desfrute dos benefícios dos vegetais
- Emagrecer com berinjela: 6 melhores combinações para dieta
- Lista dos TOP vegetais que ajudam o fígado a eliminar toxinas
- Alimentos que substituem a carne em dietas vegetarianas