Tudo o que você não sabia que o seu micro-ondas faz por você na cozinha: 5 truques

por | dez 9, 2016 | Receitas

Se existe um eletrodoméstico que revolucionou definitivamente o dia a dia da mulher na cozinha, esse aparelho é o forno micro-ondas. Além de facilitar e muito agilizando o cozimento e aquecimento dos alimentos para servir, existe uma série de outros truques que o micro-ondas é capaz de fazer por você: de evitar que a cebola lhe faça chorar a até ajudar a descascar o dente de alho. Confira:

Macetes com ajuda do micro-ondas

1. Como aproveitar o máximo do suco de limão

Se você vai usar o limão em qualquer preparação, seja de drinques, molhos ou saladas, existe um truque para retirar o máximo do suco de uma vez só. Antes de cortar para abrir e espremer a fruta, coloque o limão no micro-ondas.

Ligue o eletrodoméstico com a fruta dentro por apenas 15 segundos antes de usar em qualquer preparo e pronto. Você vai conseguir tirar muito mais proveito da fruta com agilidade.

2. Como esquentar pizza sem endurecê-la

Você tem a opção de acender o forno, mas desperdiçaria bem mais energia para aquecer apenas uma ou algumas fatias de pizza. A outra alternativa seria o micro-ondas, certo? É aí que seu lanche-petisco pode se tornar uma verdadeira sola de chinela borrachuda e ressecada.

Por isso, uma dica na hora de esquentar apenas algumas fatias no micro-ondas para que não fique dura demais é colocar junto dentro do forno eletrodoméstico um copo de água. Assim, a umidade do vapor de água vai ajudar a hidratar o pedaço de pizza.

istock

3. Como fazer pipoca sem óleo?

Coloque três colheres de sopa de milho de pipoca dentro de um pacote de pão de papel. Feche bem as extremidades e forre o micro-ondas com uma folha de papel toalha antes de colocar o conteúdo para estourar. Ligue o eletrodoméstico na potência máxima por três a quatro minutos.

4. Segredo para descascar alho

Coloque quantos dentes de alho julgar necessário dentro do micro-ondas com casca e tudo. Programe seu tempo para 15 segundos e veja como é fácil remover a pele em seguida.

5. Macete para não chorar com cebola

Antes de descascar a cebola, faça alguns cortes com a ponta da faca para perfurar a casca e evitar que ela insufle. Não precisa descascar, apenas fazer diversas incisões espalhadas pela casca. Leve a cebola ao micro-ondas e aqueça na potência máxima por 30 segundos.

Depois, é só descascar normalmente e picar do jeito que desejar ou preferir. O aquecimento da substância que provoca o desconforto nos olhos pode reduzir sua ação tão instantânea. Experimente este e outros truques no micro-ondas, como mostra o vídeo:

Descubra curiosidades sobre o café: