Apontado como grande vilão da boa forma por ser rico em carboidratos, o macarrão pode ser consumido sem culpa, por exemplo, se não houver exagero.
Leia também
Receita macarrão integral com ervas e cogumelos shimeji
Receita de macarrão colorido para as crianças
Pão light, integral ou com grãos? Entenda as diferenças para escolher
“O macarrão, quando consumido em porções adequadas e combinado com legumes, verduras e outros alimentos pouco calóricos pode ser uma refeição completa e pouco gordurosa”, afirma Daniela Maria Alves Chaud, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
A especialista dá dicas para acertar na escolha do tipo do macarrão e do molho:
Tipos de macarrão
Macarrão integral é rico em fibras / Crédito: Thinkstock
Integral, integral sem glúten, de arroz, de milho e enriquecidos. Essas são só algumas das diversas opções de macarrão disponíveis hoje no mercado. A escolha do tipo pode ajudar a deixar o prato menos calórico e mais saudável. “O macarrão integral chega a ter três vezes mais fibras do que o macarrão convencional. Na prática, isso significa que ele é absorvido mais lentamente pelo organismo, o que promove maior saciedade e fornece, além das fibras, micronutrientes como vitaminas e sais minerais”, afirma a especialista.
Ainda de acordo com a nutricionista, o macarrão feito à base de milho é isento de glúten, possui zero teor de sódio, não contém colesterol e gordura trans e, por isso, é uma opção saudável e saborosa para o dia a dia. “Há massas adicionadas de legumes, como beterraba, espinafre e cenoura, que, além de colorirem naturalmente o alimento, agregam diversos nutrientes ao prato”, afirma.
Molhos
Para garantir que o prato não seja uma bomba de calorias e gorduras, é preciso evitar molhos brancos, rose ou a base de queijos. “A diminuição de creme e manteiga nas receitas torna este prato um aliado da saúde e do bem-estar”, completa.
Assista ao vídeo e aprenda a preparar um macarrão ao pomodorini:
–>