Muitas pessoas acreditam que lavar a carne é uma medida de higiene eficiente. A prática, no entanto, é um grande erro e pode não só alterar o sabor do alimento como propiciar a proliferação de micro-organismos em outras superfícies e alimentos.
Por que não lavar a carne?
Uma falsa noção de que higienizar a carne antes de temperá-la seria uma forma de garantir uma barreira contra fungos e bactérias trouxe este hábito. Mas, além de fazer com que o corte perca a suculência natural e alguns nutrientes importantes, o erro também faz com que um simples preparo seja um agente contaminador de toda sua cozinha.
O perigo de lavar qualquer tipo de carne crua na pia é causar uma contaminação cruzada com outros alimentos e louças através dos micro-organismos presentes no próprio corte. Isto ocorre porque quando a água corrente toca na carne, respinga em outros alimentos e utensílios domésticos, levando os micro-organismos para eles.
Basicamente, o ato de lavar a carne crua espalha bactérias pela cozinha, contaminando o ambiente. Na carne elas não são um problema, pois com a alta temperatura do cozimento são mortas. Já nos utensílios e outros alimentos elas podem se proliferar.
Como escolher e preparar carne
- Diferença entre carne de primeira e carne de segunda
- Cada preparo de carne deve ser temperado de um jeito
- Como fritar o bife perfeito? Veja 2 macetes da Ana Maria