Suco de folha de beterraba: receita poderosa emagrece e é capaz de evitar até câncer

por | dez 30, 2016 | Receitas

Receitas com folhas de beterraba são ideais para aproveitar todo o potencial que esse nutritivo vegetal possui. Rico em vitaminas C e K, cálcio, ferro e carotenóides, esse alimento ajuda na coagulação do sangue, fortalece os ossos e ainda previne doenças cardiovasculares, gripes e alguns tipos de câncer. Para completar, sua ação antioxidante combate o evelhecimento da pele.

Para que serve?

As folhas de beterraba são ricas em nutrientes vitais para o corpo, como cálcio, que faz a manutenção de ossos e dentes, ferro, mineral importante para o transporte de oxigênio no corpo, e vitamina K, que melhora a coagulação do sangue. O alimento também possui vitamina C e carotenóides, como o beta-caroteno, que são substâncias antioxidante que protegem as células dos radicais livres, organismos que comprometem células sadias, causando doenças e o envelhecimento da pele. O uso de alimentos antioxidantes também está relacionado à prevenção de problemas cardiovasculares, gripes e alguns tipos de câncer.

Shutterstock

O cálcio deste vegetal ajuda no processo de emagrecimento. De acordo com a nutricionista Gisele Carvalho, da Clinica MedPrimus, estudos indicam que a falta de cálcio pode comprometer a perda de peso. “A ausência de cálcio no organismo aumenta os níveis do hormônio calcitriol. Ele estimula a produção de enzimas que criam gorduras e diminui o efeito das que queimam”, explica a especialista. “Por este motivo, é importante ter uma dieta rica em laticínios de baixo teor de gordura, que têm cálcio”, conclui.

folha de beterraba faz bem porque é rica em fibras, que por serem lentamente digeridas geram a sensação de saciedade, ou seja, tiram a fome e, consequentemente, ajudam a não sair da dieta.

Outro ponto positivo é seu baixo número de calorias. Uma colher de sopa da folha crua possui apenas 3,3 kcal, o que a torna um ótimo alimento para comer sem preocupação. Com baixo índice glicêmico, ela também não eleva a quantidade de açúcar no sangue, sendo uma boa pedida para quem tem diabetes mellitus.

Faz mal?

De acordo com a nutricionista Gisele Carvalho, da Clinica MedPrimus, a folha de beterraba não é indicada para pessoas que tomam medicamentos anticoagulantes, já que possui vitamina K, que pode interferir na ação destes remédios.

Quem possui ou tem histórico na família de problemas renais, de vesícula, gota ou artrite reumatoide deve evitar o consumo deste alimento, que tem ácido oxálico em sua composição. Essa substância tem o poder de se ligar a minerais e formar sais insolúveis que podem causar pedras nos rins. O ácido oxálico é reduzido se o vegetal for fervido e cozinhado, mas outros nutrientes benéficos também se perdem com esta solução.

Folha de beterraba: suco detox com o ingrediente

Shutterstock

Aprenda a forma certa de fazer um suco detox com folha de beterraba e absorva todos os benefícios.

Ingredientes

  • 1 xícara de folhas de beterraba cruas
  • 5 folhas de hortelã
  • 1 fatia de melão (pode ser melão orange)
  • 1⁄2 copo de água gelada
  • 1 colher de chá de gengibre em pó

Modo de fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma imediatamente. Não coe, pra não perder as fibras, e não adoçe, para evitar o aumento calórico. De acordo com a nutricionista Gisele Carvalho, pode-se ingerir um copo de suco (200 ml) por dia.

Benefícios da beterraba