Você já deve ter ouvido falar sobre a pizza na pedra. A “chapa” de pedra refratária, conhecida como pedra para pizza e pão, deixa as preparações de massa iguais às feitas no forno à lenha. Tudo porque a superfície absorve MUITA temperatura do forno e, então, quando a massa entra em contato com a pedra, tosta e fica crocante. Veja melhor como usá-la a seguir.
Como usar a pedra para pizza e pão
Pedra de pizza e pão é a maneira mais eficaz de fazer uma receita italiana caseira parecida com a do forno a lenha e também aqueles pães com casca sequinha e crocante. A pedra refratária absorve todo o calor do forno e quando ela estiver bem quente (deixe aquecer por uma hora), assim que você coloca a massa, ela tosta e não deixa a pizza murcha e mole (como acontece com frequência com as pizzas assadas no forno doméstico).
Muito comum na Europa para a cocção de pães e pizzas, a pedra refratária confere mais sabor ao produto assado, como se tivesse sido feito no forno a lenha. A peça ainda é capaz de conservar uma certa umidade dando um douradinho clássico das pizzas tradicionais.
É possível encontrar diversos modelos de pedra refratária à venda na internet com entrega em todo o Brasil para ser usada no forno elétrico ou fogão a gás. O valor da superfície varia entre R$ 50,00 e R$ 150,00 dependendo do tamanho, espessura e fabricante.
Receitas de massa sem glúten
- Veja como preparar: massa de pizza sem glúten
- Experimente a panqueca de trigo sarraceno: “deliciosa”
- Que tal fazer um petit gateau sem glúten e lactose?