Hoje vamos falar de uma das sobremesas francesas mais famosas, os Macarons. Estes doces chegaram ao mundo todo carregando a bandeira e o sabor da culinária francesa.
Os macarons franceses têm as suas raízes na cozinha italiana, mas há também existem textos históricos que falam da receita de macarons que foi obsequiada a um califa otomano no século XV na Síria. Naqueles momentos o doce era conhecido como louzieh.
Os macarons são uns doces feitos com claras de ovo, açúcar refinado, açúcar granulado, farinha de amêndoas (ou amêndoas trituradas) e corante de comidas. Como vocês podem perceber, o maior destaque para os macarons é que eles são super coloridos, dependendo é claro de quem os faz.
A consistência dos macarons é altamente deliciosa. Por fora temos um suspiro firme que pode-se quebrar, mas por dentro ele é bem suave e desintegra-se na sua boca. Os recheios são variados, podendo ser de geleias ou cremes especialmente preparados. A massa pode também sofrer pequenas variações.
Existem variações de macarons, algumas delas correspondentes à região da Frância onde são preparados, mas este doce chegou ao mundo todo, e cada um coloca um pouquinho do seu sabor. Até no Japão e na Suíça estes doces são bem conhecidos, e é claro que quem visita a Frância deve entrar numa confeitaria e pedir uma boa variedade de macarons.
Quando a massa é preparada ela adquire uma consistência fluida, fofa e suave. O confeiteiro coloca a massa dentro de uma manga e com um bico redondo e liso forma os círculos de massa sobre uma forma coberta com papel manteiga. Em geral estes discos de massa têm entre 3 e 5 cm de largura, como biscoitos, mas existe quem resolve fazê-los de maior tamanho e adicionar frutas ou outros elementos ao recheio, criando assim um minibolo tipo macaron.
Deixo a vocês várias fotos para que conheçam a maravilha dos macarons, e em breve estaremos lhes passando a receita de macarons para que vocês possam preparar em casa.