Segredos para o bife perfeito

por | jun 30, 2016 | Receitas

Assim como o arroz e o feijão, o tradicional bife ajuda a compor as refeições do dia a dia de grande parte dos brasileiros. Além de temperos e modos de preparo, existem algumas dicas e truques que pode ajudar a transformar o seu prato teoricamente banal em algo bastante diferenciado. Aprenda segredos para preparar o bife perfeito:

Leia também:
Como amaciar carnes
5 receitas de molhos para carnes
Guia de como congelar peixes e carnes

O melhor corte deve vir da região onde estão localizadas as primeiras costelas do boi, a parte dianteira do contra-filé. Separe um bife de cerca de 250 g com 15 cm de comprimento e 2 cm de altura. Tempere apenas com sal grosso e pimenta moída na hora e coloque na frigideira.

Se possível, use uma frigideira que distribui bem o calor, como as que são feitas de ferro fundido. Esquente a frigideira em fogo alto por, aproximadamente, 3 minutos e adicione o azeite apenas quando a fumaça levantar. Apenas uma fina camada de azeite é necessária para o preparo.

O ponto da carne é o verdadeiro pulo do gato. Para que o bife fique douradinho por fora e rosado por dentro, deixe um lado do bife na frigideira por 3 minutos e vire, deixando o outro lado no fogo por mais 4 minutos.