pudim com furinhos

Se o pudim ficou com furinhos é porque você errou com os ovos ou no forno

Apesar de ser uma das sobremesas mais tradicionais na mesa dos brasileiros, o pudim de leite condensado pode ser feito de diversas formas e com resultados variados. Por exemplo: você prefere o pudim com furinhos ou sem?

A aparência lisinha ou mais rústica do pudim divide opiniões e levanta até certa polêmica. Ainda assim, preferências à parte, a culinária mais clássica afirma que os furinhos no doce são um erro no preparo. Entenda o porquê:

Pudim com furinhos indica “erro” no preparo

pudim com furinhos
Pudim de leite (Crédito: Felippe Lopes/Unsplash)

De acordo com a chef Paola Carosella, que falou sobre o assunto com uma seguidora no Twitter, os furinhos no pudim são “um defeito de cozimento”. A famosa ex-jurada do programa “Masterchef” explica que o pudim de leite condensado perfeito deve ter uma textura bem lisinha.

Segundo Paola, os erros no preparo do pudim, que deixam o doce com os furinhos, podem ser resultado de:

  • Cozimento em temperatura muito alta;
  • Proporção errada de ovos.

Pudim com furinhos: como reverter o erro

O ar incorporado na massa é responsável pelos furinhos vistos no pudim. Por esse motivo, para criar uma consistência lisa é importante evitar a formação de bolhas durante o preparo da massa, mexendo com cuidado e estourando as que aparecem.

Outro fator indispensável é deixar o forno em uma temperatura mais baixa para evitar que as gemas coagulem. Colocar água fria no banho maria antes de ir para o forno também é uma sugestão para que a massa demore mais para ficar pronta.

Pudim de leite (Crédito: Felippe Lopes/Unsplash)

Receita de pudim de leite sem furinhos

Ingredientes

  • 2 latas de leite condensado;
  • 4 ovos;
  • 2 ½ xícaras (chá) de leite.

Calda de caramelo

  • 1 xícara (chá) de açúcar;
  • ⅓ xícara (chá) de água fervente.

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 160 ºC (temperatura baixa). Em uma tigela, mexa os ovos com o batedor de arame para misturar as claras com as gemas. Junte o leite condensado e misture bem. Em seguida, acrescente o leite aos poucos, mexendo delicadamente com o batedor. Nessa etapa, basta apenas misturar, evitando movimentos bruscos para não incorporar ar (que causa os furinhos).

Calda de caramelo (Crédito: Jordane Mathieu/Unsplash)

Caramelo

Leve uma chaleira com 3 xícaras (chá) de água ao fogo médio para fazer a calda e assar o pudim em banho-maria. Em uma panela, leve o açúcar ao fogo baixo para derreter, mexendo com uma espátula até formar um caramelo dourado. Meça ⅓ de xícara (chá) da água fervente e regue sobre o caramelo.

Montagem

Transfira a calda para a forma e despeje a massa do pudim, passando por uma peneira. Coloque a fôrma dentro de uma assadeira leve ao forno, regando com a água fervente até cobrir metade da fôrma do pudim. Deixe assar por 1 hora e meia.

Retire o pudim do forno, deixe amornar e leve para a geladeira por ao menos 3 horas. Antes de servir, passe a base da forma sobre a chama do fogão aceso, apenas para soltar a calda e desenformar.

Receitas diferentes de pudim