Receitas de padaria: 9 quitutes do padeiro em versões caseiras deliciosas

por | jun 30, 2016 | Receitas

Tem algumas vontades que você acredita que só mata em uma boa padaria. Aquele pãozinho quente, um sonho docinho de lamber os dedos ou aquele cafezinho inigualável. Mas, acredite, você também pode ter esses prazeres sem sair de casa. É claro que vai dar um pouquinho mais de trabalho, mas existem versões caseiras dessas delícias que podem ser ainda mais gostosas – e vai valer a pena gastar um tempinho preparando. Separamos nove receitas incríveis. Anote e tenha aquele sabor de padaria dentro da sua cozinha.

Receita de pão de queijo 

Coloque meia xícara (chá) de leite desnatado, meia xícara (chá) de manteiga ou margarina e meia colher (chá) de sal em uma panela. Mexa até ficar bem homogêneo e começar a ferver. Depois disso, coloque essa mistura em uma vasilha e junte 2 xícaras (chá) de polvilho doce. Mexa bem. Em seguida, adicione um ovo e 100 gramas de queijo minas ralado. Assim que a mistura ficar pastosa, faça bolinhas com a massa e coloque em uma assadeira. Leve ao forno pré-aquecido a 180º por 20 minutos. A receita é da Becel.


receita-de-sonho-recheado-de-padaria_0.jpg

Como fazer sonho recheado de padaria

Com a massa macia e o recheio incrível, a  receita de sonho de padaria rende 50 porções. Para fazer, basta dissolver 30 g de fermento, 2 colheres (sopa) de açúcar e 3 colheres de amido de milho em uma vasilha com 1 xícara (chá) e meia de leite. Em seguida, acrescente na vasilha 1 xícara (chá) de margarina, 2 gemas, 1 pitada de sal e 2 xícaras (chá) de açúcar misturado com 2 colheres de canela em pó e misture bem. Acrescente 6 xícaras (chá) de farinha de trigo aos poucos até obter uma massa que desgrude das mãos. Forme bolinhas e coloque em uma assadeira untada com farinha e reserve. Assim que a massa dobrar de volume, leve a uma panela com óleo para fritar. Deixe esfriar e corte ao meio sem dividi-los.
Para fazer o recheio misture 1 lata de leite condensado, 2 gemas e 1 colher (sopa) de margarina e leve ao fogo até engrossar. Retire do fogo e acrescente 3 colheres (sopa) de suco de limão e recheie os sonhos.

Receita de pão de chocolate

Já comeu  pão de chocolate na padaria? Essa versão caseira pode ser feita  batendo no liquidificador 1 tablete de fermento biológico, 1 xícara (chá) de leite morno, 3 colheres (sopa) de açúcar, ½ xícara (chá) de óleo e 2 ovos. Despeje em uma tigela e adicione aos poucos 3 xícaras (chá) de farinha de trigo. Separe a massa em duas partes, e adicione 1 colher (chá) de essência de baunilha em uma delas, e na outra 3 colheres (sopa) de chocolate em pó. Unte uma assadeira e coloque a massa de baunilha e por cima a de chocolate. Cubra com um pano, e assim que ela dobrar de tamanho leve ao forno pré-aquecido a 200º por 40 minutos. Derreta 300 g de chocolate ao leite em banho maria e coloque por cima do pão.

Bolo de fubá com goiabada

Para acompanhar um cafezinho nada melhor do que apostar em uma  receita de bolo de fubá com goiabada. Bata no liquidificador 4 ovos, 4 colheres (sopa) de margarina e 2 xícaras e meia (chá) de açúcar até ficar cremoso. Em seguida, adicione aos poucos 2 copos de iogurte natural, 2 xícaras (chá) de fubá, 1 xícara (chá) de farinha de trigo e 1 colher (sopa) de fermento em pó. Por último, acrescente 50 g de coco ralado e 1 xícara (chá) de goiabada, misturando delicadamente. Despeje a massa em uma assadeira untada com manteiga e farinha e leve ao forno para assar. Assim que esfriar, desinforme e cubra com açúcar e canela.

Como fazer café cremoso

Para inovar um pouco o cafezinho do dia a dia, prepare a  receita de café cremoso de padaria que é uma delicia. Basta misturar 2 xícaras de açúcar com 100 g de café solúvel e 4 colheres (sopa) de cacau ou chocolate em pó. Junte 1 xícara (chá) de leite em ponto de fervura para dissolver os ingredientes secos. Bata por 10 minutos até a mistura ficar cremosa. Você vai querer repetir todos os dias!

Receita de pão doce de maçã

Para fazer um  pão doce de maçã, comece pelo preparo do recheio: bata no liquidificador 2 xícaras (chá) de leite, 1 colher (sopa) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de açúcar, 2 gemas e 2 colheres (sopa) de essência de baunilha. Leve ao fogo até engrossar e reserve. Para a massa, bata no liquidificador 1 lata de leite condensado, 1 xícara (chá) de leite, meia xícara (chá) de óleo, 4 ovos e 50 g de fermento em pó. Despeje em uma vasilha e adicione 1 kg de farinha de trigo aos poucos. Amasse até ficar homogêneo. Divida a massa em duas partes e deixe crescer por 30 minutos. Abra cada parte com um rolo de maneira que fiquem em forma de retângulo, Passe metade do creme em cada uma e espalhe as fatias de maçã sobre o creme. Enrole como um rocambole, torça levemente e junte as duas pontas. Coloque os pães em formas redondas, pincele a gema batida e deixe crescer por 10 minutos. Leve ao forno quente por 30 minutos. 

Croissant tradicional 

Essa  receita de croissant rende 50 porções. Coloque em uma tigela meia xícara (chá) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento biológico, 2 colheres (sopa) de açúcar, meia xícara de água, 1 colher (café) de sal, 2 ovos e 3 colheres (sopa) de manteiga e bata bem. Adicione a farinha aos poucos e comece a amassar a massa, sempre polvilhando a farinha de trigo. Deixe descansar coberta com plástico por 40 minutos. Misture 100 g de manteiga com 1 colher (sopa) de farinha de trigo e reserve. Abre a massa e espalhe um pouco de manteiga por cima, enrole e acomode na assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno em temperatura média por 15 minutos até dourar.

Pão italiano recheado

Que tal fazer um pão recheado com gorgonzola? Aqui você precisa do pão já pronto. Corte ele em cubos sem separa-los da base, e coloque em uma assadeira forrada com papel alumínio. Reserve. Enquanto isso, bata no liquidificador 100 g de queijo gorgonzola com 1 caixinha de creme de leite e 1 envelope de tempero pronto para massas. Acrescente 2 colheres (sopa) de manjericão e despeje a mistura nos vãos do pão, intercalando com mussarela ralada. Feche o papel alumínio e leve ao forno pré aquecido a 180º por 20 minutos.

Receita de coxinha de frango 

Toda padaria tem, e você pode fazer sua própria  receita de coxinha de frango. Em uma panela, derreta 4 colheres (sopa) de manteiga, 3 xícaras (chá) de água, 2 tabletes de caldo de galinha e deixe dissolver. Retire do fogo e adicione 4 gemas, 3 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 e ½ xícara (chá) de farinha de rosca, 2 ovos batidos e sal a gosto. Volte ao fogo e deixe cozinhar. Em outra panela, aqueça o óleo e frite a cebola até dourar com 450 g de peito de frango cozido e desfiado com 1 tomate cortado em cubos, 3 colheres (sopa) de salsinha picada e sal a gosto. Reserve. Divida a massa ao meio, coloque o recheio e molde no formato de uma coxinha. Passe no ovo batido e depois na farinha de rosca. Leve à panela com óleo e frite até dourar.

Leia também:
Receitas de café: capuccino, mocha, cremoso e mais tipos 
Bolo de pão de queijo: receita diferente que sua família vai adorar 
Receita de bauru de forno em camadas que “repuxam cremosidade”