Receitas afrodisíacas > Nutritivos e saudáveis

por | jun 30, 2016 | Receitas

Veja alimentos que são fundamentais para a saúde:

*Sementes oleaginosas: Castanha do pará e do caju, avelã, amêndoa e nozes. Excelentes fontes de vitamina E, gordura insaturada (boa), fibra e selênio. São antioxidantes (contra radicais livres), previnem doenças cardiovasculares e câncer. Mas não abuse! Pois apesar de saudáveis, são muito calóricas.

*Peixes: Salmão, atum, sardinha (sem ser frita), arenque e cavala são peixes com alto teor de ômega 3, gordura considerada boa por ajudar no controle de colesterol, triglicerídeos e pressão arterial, além de ser antioxidante e anti-inflamatória.

*Brócolis: Apesar de baixo valor calórico, é rico em substâncias que combatem o câncer. Além disso, contém vitamina C, ótima para a pele e para a imunidade, e cálcio, importante na saúde óssea.

*Cebola e alho: Têm diversas propriedades funcionais. São antiinflamatórios e antibióticos; ajudam no controle da pressão arterial e do colesterol e são antioxidantes.

*Tomate ou molho de tomate feito em casa: Ricos em licopeno, o qual faz parte da defesa antioxidante e é conhecido por atuar na prevenção do câncer de próstata.

*Arroz selvagem: Diferente opção para substituir o integral. Tem mais vitaminas e minerais que o arroz refinado, tem fibras que ajudam no emagrecimento e no controle do colesterol e da glicemia. Contém compostos funcionais antioxidantes que protegem o coração.

*Morango: Use como sobremesa. Com chocolate é melhor, mas torna-se bem mais calórica. Para os que desejarem incluí-lo, escolha o amargo, pois contém menos açúcar (o branco é o pior) e mais cacau, que tem substâncias cardioprotetoras e antioxidantes. Outra opção é usar iogurte light (ou baixo teor de gordura) sabor chocolate para cobrir os morangos.

*Vinho tinto, uva vermelha e suco de uva integral: Contêm flavonóides que são antioxidantes, anti-inflamatórios e protegem o coração. Mas a medida ideal é de um a dois cálices de vinho. E não esqueça de temperar o prato com um bom azeite e temperos diversos. E muito amor!

*Andressa Jasmin é nutricionista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em Nutrição Clínica Funcional. É a nutricionista responsável pelo site Bem Leve.