A abóbora tem pouquíssimas calorias, muitas fibras, garante a saciedade, é de fácil digestão e, se consumida da forma certa, ajuda a emagrecer. No período das Festas Juninas ela costuma ser muito utilizada no preparo de bolos e doces, que podem ficar mais saudáveis se forem feitos com a substituição de alguns ingredientes. A nutricionista Daísa Pinha, do Oba Hortifruti, ensina uma receita que não leva glúten nem açúcar no preparo. Veja como fazer:
Leia também:
Conheça os 6 alimentos mais saudáveis das Festas Juninas
Nutricionista ensina a diminuir calorias da canjica e do pé-de-moleque
Bolo de milho fit para fazer no liquidificador e comer sem detonar a dieta
Bolo de abóbora sem glúten e açúcar
Ingredientes
Massa
- 1 xícara (chá) de abóbora cozida e amassada
- 1 vidro de leite de coco light
- 2 xícaras (chá) de farinha de arroz
- ½ xícara (chá) de adoçante em pó culinário
- 3 ovos
- 100 gramas de margarina sem sal
- 1 pitada de noz-moscada ralada
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
Cobertura
- 3 xícaras (chá) de abóbora em cubos
- 4 colheres (sopa) de coco seco ralado
- ½ xícara (chá) de adoçante em pó culinário
- 1 canela em pau
- 3 cravos da índia
Modo de preparo
Massa
Na batedeira, misture a margarina, as gemas e o adoçante, depois junte a abóbora cozinha e vá alternando o leite de coco com a farinha. Quando a mistura estiver pronta, acrescente as claras em neve, a noz moscada e o fermento em pó.
Deixe por 30 minutos no forno médio (180° C) pré-aquecido em uma forma untada e polvilhada com farinha de arroz, até ficar firme e dourado. Desenforme ainda morno.
Cobertura
Leve ao fogo uma panela com a abóbora, o adoçante e as especiarias, mexendo até que comece a soltar água. Tampe, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, até começar a desmanchar. Adicione o coco, deixe mais cinco minutos, retire, espere ficar morno e coloque sobre o bolo.