null: nullpx
petiscos-Delicioso

Receita de barquete: como fazer massa crocante e 4 opções de recheios para a entradinha

Entradinha que fazia sucesso nos anos 1980 e 1990 é bem fácil de fazer em casa e perfeita para festas
Publicado 28 Dez 2022 – 08:41 AM EST | Atualizado 28 Dez 2022 – 08:41 AM EST
Compartilhar
Default image alt
Barquetas Crédito: Rodrigo Moreira/Istock

Entre os anos 80 e 90, a barquete recheada era quitute indispensável em aniversários e até em festas de casamentos. Atualmente, o salgado anda um pouco sumido das mesas, mas ele é tão saboroso e fácil de fazer que merece um retorno em grande estilo. Aprenda o passo a passo para preparar em casa a massa de barquete e veja opções de cremes para rechear:

Receita de massa crocante de barquete


Ingredientes:

  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 3 colheres (sopa) de amido de milho
  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 3 colheres (sopa) de manteiga gelada e cortada em cubinhos
  • 2 colheres (sopa) de água
  • Sal a gosto

Modo de preparo:
Em uma tigela grande, misture a farinha, o amido e o queijo ralado. Junte a manteiga e, com as pontas dos dedos, vá pressionando e misturando tudo até formar uma farofa úmida. Aos poucos, acrescente a água e continue misturando para dar liga à massa, que deve ficar uniforme.

Abra a massa em forminhas de barquetes, tomando cuidado para que elas não fiquem nem finas ou grossas demais. Coloque as forminhas em uma assadeira grande e asse em forno pré-aquecido a 200 graus por cerca de 10 minutos ou até as bordas começarem a dourar. Passado o tempo, retire do forno e espere esfriar completamente antes de desenformar e rechear. A receita rende, em média, 50 barquetes.

Recheio de barquete de queijo e palmito
Em um recipiente, misture 1 xícara (chá) de palmito com 100 g de queijo muçarela ralado e ½ xícara (chá) de maionese. Tempere com sal e orégano a gosto, mexa bem e preencha as barquetas.

Recheio de barquete com gorgonzola e damasco
Em uma tigela, triture com um garfo 350 g de queijo gorgonzola e misture com ½ lata de creme de leite light até obter consistência de patê. Recheie as barquetas e decore com pedaços de damascos secos.


Recheio de barquete de creme de abacate e legumes
Em uma tigela grande, coloque 1 abacate amassado com um garfo e tempere com sal a gosto e gotas de limão. Acrescente 2 colheres (sopa) de iogurte natural, misture bem e junte ½ lata de seleta de legumes. Incorpore todos os ingredientes e recheie as barquetas.

Recheio de barquete de cenoura e batatas
Para fazer o recheio mais clássico de barquete, coloque em uma panela 1 cenoura e 1 batata picadas em cubos pequenos, cubra com água, adicione sal e cozinhe até que elas fiquem macias, mas não desmanchando. Escorra, espere amornar e acrescente 250 g de maionese. Se desejar, junte um pouco de azeitona picada, misture tudo e preencga as barquetes.

Petiscos e acompanhamentos

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse