Osso Buco ao molho cítrico

por | jun 30, 2016 | Receitas

Tradicionalmente, o Osso Buco é feito com tomates. Mas esta receita de Osso Buco ao molho cítrico é feita de modo diferente.

A receita original de Osso Buco foi feita pela primeira vez na cidade de Milão, em Itália. Trata-se de um prato de vitela assada, que por tradição, é servido com risoto de açafrão e polvilhado com gremolata (gremolata é uma mistura de casca de limão, salsa e alho). Mas esta poderá ser servida com arroz branco, ou com legumes cozidos.

O segredo do sabor deste prato é o processo de cozimento, lento e demorado, mas que produz um resultado fabuloso.

Ingredientes:

4 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de manteiga
1 cebola grande picada bem fininha
1 cenoura grande, picadinha
1 talo de aipo grande, picadinho
1 folha de louro
12 pedaços pedaços de pernil de vitela, cerca de 1,8 – 2 kg (cada pedaço deverá ter cerca de 3 centímetros de espessura)
Farinha de trigo, para o revestimento, que deve estar temperada com sal, e também com pimenta do reino se preferir
250 ml (1 copo) de vinho branco
60 ml (1/4 xícara) de suco de limão acabado de espremer
Uma tira grande de casca de limão, com a parte branca totalmente removida
500 ml (2 xícaras) de caldo de vitela ou frango
1 raminho de tomilho com folhas grandes, picadinho
1/4 colher de chá de raspas de noz moscada

Modo de preparo:

Separe uma panela grande com tampa. Nela, aqueça metade da manteiga e do azeite, em fogo médio. Em seguida coloque o aipo, a folha de louro e a cebola. Mexendo sempre, cozinhe por 20 minutos, ou até que estejam dourados. Retire da panela, e reserve.

Passe os pedaços de vitela na farinha de trigo temperada, como se fosse empanar, mas levemente.

Coloque o restante do azeite e da manteiga na panela e frite a vitela. De preferência, frite de quatro em quatro para dinamizar o processo de fritura, e se for necessário, coloque um pouco mais de azeite. Quando prontos, reserve-os.

Aos legumes que estão reservados, adicione o suco de limão, o copo de vinho, a noz moscada, o tomilho e o caldo de vitela, ou de frango. Mescle tudo com uma colher de madeira.

Coloque os pedaços de vitela na panela, e envolva-os nesta mistura. Reduza o fogo para o mínimo, e deixe ferver por uma hora e vinte minutos, com a panela tampada.

Destampe, e deixe cozinhar, ainda em fogo baixo, por mais 45 minutos, ou até que a carne esteja bem macia, mas ainda não esteja a soltar-se do osso.

Retire a lasca de casca de limão, e com delicadeza, tire a carne e transfira para um recipiente onde possa cobri-la, de forma a mantê-la quente.

Deixe que o molho continue cozinhando, em fogo alto, até engrossar. Recoloque a carne na panela, e cubra os pedaços com o molho, e se preferir adicione sal para que fique temperado à gosto. Depois disso, é só servir.