O Frango à grega é uma receita diferente, saborosa e super indicada para fazer um prato mais gostoso nos fins de semana.
Trata-se de uma combinação de tomate, cebola, orégano, canela e pimenta, que formam um molho delicioso. Para servir, prepare um macarrão, ou arroz branco, e aproveite o sabor maravilhoso deste frango!
Ingredientes:
- 1 kg de coxas de frango
- 4 colheres de sopa de azeite extra virgem
- 1 cebola grande, cortada ao meio, e em fatias finas
- 4 dentes de alho, em fatias finas
- 60g de tomates secos em azeite, escorrido
- 500g tomates frescos, bem maduros, picados
- 1 pau de canela com cerca de 5 centímetros
- 1 colher de chá de orégano seco
- Uma pitada generosa de pimenta malagueta esmagada
- 150 ml de caldo de galinha
- Um pequeno punhado de folhas de salsinha, picada
- Sal e pimenta do reino
Modo de Preparo
Ligue o forno em 180ºC, e deixe pré aquecendo. Em seguida, providencie uma panela, ou recipiente que possa ir tanto, ao fogo no fogão, quanto ao forno.
Coloque 3 colheres de sopa de azeite neste recipiente, leve ao fogo médio, e coloque as coxas de frango para dourar em todos os lados.
Passe-as para um prato à parte, e acrescente na panela o restante do azeite e as fatias de cebola. Deixe que refoguem até ficarem transparentes. Adicione o alho, os tomates frecos picados (retire as sementes), os tomates secos, a canela, a pimenta, o orégano, 1 colher de chá de sal, o caldo de galinha e a pimenta do reino.
Deixe ferver. Depois que levantar fervura, retorne o frango à panela, e tampe. Assim que passarem alguns momentos, e o molho torne a borbulhar, leve de imediato para o forno.
Deve assar por 1 hora e meia.
Baixe a temperatura do forno para 50ºC. Retire o recipiente, e cubra bem com uma folha de papel alumínio. Retorne ao forno por 10 minutos. Retire novamente. Vai notar que formou-se uma pequenas poções de gordura no topo. Retire-as.
Leve para ferver (outra vez!) em fogo médio, e deixe até que ferva de maneira vigorosa, e até que o molho esteja bem grosso. Retire o pau de canela, ajuste o tempero, e para servir, passe primeiro o molho para o prato, e por cima, coloque as peças de frango.
Sugestão: se não tiver um destes recipientes que podem ir ao fogão e ao forno, deixe um forma pré aquecendo no forno, enquanto prepara o molho. Assim, basta transferir o frango para a forma no momento de ir para o forno. Quando tenha que retornar ao fogão, pré aqueça a panela também.
Se transferir para recipientes que estejam frios, o choque de temperatura poderá comprometer o sabor da receita.