A primavera vem despontando nos dias mais longos e claros, enquanto as árvores se enchem de novos brotos e flores. Além de potencial decorativo e ornamental, as flores também são ricas em diversas vitaminas e minerais que poderiam passar a serem incluídas na refeição de qualquer pessoa.
Conheça as mais comuns e acessíveis delas. Além de belas, podem reforçar sua dose de nutrientes diária.
Flores nas refeições de todo dia
Rosa
As pétalas de rosa há muito tempo são usadas em infusões e conservas. Mas também harmonizam muito bem sobremesas e conferem um sabor suave e muito agradável a pratos fritos, como a tempura de pétalas de rosas, uma entrada deliciosa e rica em vitaminas.
Capuchinha
Ou flor de nastúrcio, além de muito decorativa, é rica em vitamina C. Por seu gosto levemente picante, combina com perfeição em saladas. Nativa do Peru, foi introduzida na Europa no final do século XVI e hoje é cultivada em todo o mundo.
Calêndula
Na Idade Média, a calêndula originária do centro e sul da Europa e da Ásia, era cultivada nas hortas, desidratada e utilizada como corante em caldos, queijos amarelos, manteiga e bolos. As suas pétalas são utilizadas frescas em saladas, em crepes ou no arroz, em substituição do açafrão.
Amor-perfeito
Nativo da Europa e Ásia Ocidental, essa flor contagiou o mundo inteiro. Além de lhe serem atribuídas propriedades diuréticas, é muito requisitado para saladas e sobremesas ou para aromatizar vinagres.
Abóbora
As flores de abobrinha e abóbora são as flores comestíveis mais conhecidas. Também chamadas de flor de cambuquira, podem ser até recheadas ou empanadas, acompanhando pratos salgados ou usadas em risotos e saladas.
Camomila amarela
Vinda do sul e centro da Europa, a sua floração ocorre entre julho e outubro, na Europa. Dela se fazem chás e geleias.
Carambola
As flores da carambola são usadas em saladas. Elas podem ser consumidas ao natural ou na preparação de picles, geleias, caldas, sumos ou conservas. O sumo da carambola tambénm é bom para tirar manchas das mãos e roupas.
Cebolinha
É a flor da popular cebolinha, ou, como chamam os ingleses, chives. Também é bastante usada em saladas.
Ipê-roxo
Assim como o ipê-rosa, também as suas flores são comestíveis. Ele floresce de maio a setembro e é originário da Mata Atlântica.
Verbena-limão
As suas flores são muito usadas para aromatizar vinhos, recheios, aves, conservas e sobremesas, para além do seu uso em licores franceses. A planta é originária do Chile e da Argentina.
Além delas, begônia, tulipa, alfazema e gerânio também são flores comestíveis usadas em doces, drinques e saladas.
Doce combinação: Receita simples de salada de alface com banana