O filé mignon é um corte de carne, o seu nome o descreve perfeitamente. Os termos “filet mignon” derivam do francês e juntos significam “pequeno medalhão”.
Antes da receita, vejamos alguns dados sobre esta delicia culinária…
Mesmo sendo pequeno, é um corte que não passa despercebido, tudo o contrário… o filé mignon é a carne dos reis, ou pelo menos é assim como é visto, graças ao seu sabor e à sua grande suavidade.
Sabendo isto, temos provado que o Filé Mignon não é uma receita e sim um corte de carne (e um dos melhores). É muito comum que algumas pessoas o confundam com uma receita, mas é um erro que não devemos cometer.
Este corte nasce no fim do filé de boi ou terneira, quando começam os cortes pequenos, essa é justamente a parte do filé mignon.
Um detalhe muito importante para poder desfrutar plenamente do filé mignon como ele e você merecem é que uma vez cozido, deve ser servido rapidamente pois uma vez que esfria ele fica rígido.
Vejamos agora a receita.
Ingredientes:
4 cortes de filé mignon de uns 180 gr cada
3 colheres de pimenta negra
manteiga
4 colheres de brandy
1 colher de mostarda
4 colheres de nata
Passo-a-passo:
Condimentar a carne com a pimenta. Enquanto isso, esquente a manteiga em uma frigideira e cozinhe a carne em fogo forte por espaço de 6 ou 8 minutos (segundo o gosto de cada um).
Jorrá-los com o brandy e flambeá-los.
Fora do fogo, colocar a nata na frigideira, adicionar a mostarda e mexer tudo até obter uma salsa homogênea.
Servir na hora e desfrutar.
Bom apetite!