Festa da empresa é boa  oportunidade de ampliar seus relacionamentos

por | jun 30, 2016 | Receitas

Depois das cobranças, das horas-extras, dos momentos de estresse, chega a hora da confraternização de funcionários da empresa, com muita comida, bebida, música, diversão… Mas é preciso ter alguns cuidados com o comportamento, afinal, ninguém quer chegar ao trabalho no dia seguinte morrendo de vergonha do que fez – ou pior, sofrer alguma consequência profissional por causa do mau comportamento.

Leia também:

Você está no emprego certo? Sabe fazer um bom networking?

Consultora dá dicas para energizar o ambiente com feng shui no trabalho 

Nos separamos, mas trabalhamos juntos

Para não ter dúvidas de como se comportar, veja as dicas da gerente de marketing da Catho, Carolina Stilhano, que explica o que pode ou não ser feito nessas ocasiões.

Ficar apenas com os amigos ou circular em outros grupos?

O ideal, além de ficar com o grupo de amigos que você já tem mais intimidade, é conhecer e se relacionar com colegas de outros departamentos, bem como aqueles que você nunca teve contato, às vezes apenas por e-mail ou telefone. A festa é uma ótima oportunidade para ampliar seu relacionamento dentro da empresa.

Se aproximar ou não do chefe? 

É possível conversar com outros colegas de trabalho, assim como chefe, porém é importante evitar assuntos de trabalhos. Aproveite a festa para conhecer melhor os colegas.

Extravasar ou ficar mais contido?

O comportamento na festa vai depender de como é o seu dia a dia na empresa, bem como a cultura da empresa. Vale ressaltar que a festa é uma celebração e uma extensão do seu ambiente de trabalho. É a hora de conhecer e se relacionar com colegas que você não tem tanto contato, bem como celebrar as conquistas e os resultados alcançados durante este último ano de trabalho.

Usar roupas de trabalho ou roupas de festa?

Cada empresa tem sua cultura específica. Algumas são mais formais e outras mais informais em relação à vestimenta a ser usada por seus colaboradores. O ideal é conhecer esta cultura da empresa em que trabalha e repeti-la na festa de final de ano, que nada mais é do que um momento de celebração e relacionamento.

Paquerar ou ficar na sua?

Em todos os casos é preciso analisar a cultura da empresa, se é tradicional que mantêm costumes como não permitir relacionamentos entre colaboradores e solicitar o uso de roupas mais formais no dia a dia, ou se é uma empresa moderna/descolada que não exige essas regras. Portanto, o comportamento nas festas, deve ser conforme cada empresa, pois apesar de ser uma celebração, as pessoas que trabalham com você diariamente e podem interpretar de forma errada o seu comportamento.