Em homenagem à data de 7 de setembro trazemos-lhes hoje uma receita bem brasileira: a clássica feijoada. A origem de nosso prato típico data da época da escravidão, em que os senhores das fazendas de café, das minas de ouro e dos engenhos de açúcar forneciam a seus escravos os “restos” dos porcos cozidos com feijão e água.
Descubra aqui por que a feijoada ficou tão famosa no Brasil e no mundo todo.
Ingredientes:
- 1 kg de feijão preto
- 250 g de carne seca salgada
- 250 g de lombo de porco salgado
- 250 g de costeleta de porco salgada
- 250 g de linguiça calabresa
- 1 paio
- 150 g de toucinho
- Suco de 2 laranjas
- 2 colheres de sopa de óleo
- 2 cebolas raladas
- 2 tabletes de caldo de carne esfareladas
Modo de preparo:
Antes de começar, coloque de molho, na véspera, as carnes salgadas e o feijão em recipientes separados. Troque a água das carnes algumas vezes.
No dia seguinte, volte a lavar as carnes e cozinhe-as em uma panela. Em outra, coloque três litros de água e prepare o feijão. Uma vez que estiver quase cozido, junte as carnes, a linguiça e o paio, picados. A seguir, adicione à preparação o suco das laranjas e, com ajuda de uma escumadeira, retire a espuma que se formar na superfície. Se você sentir que for necessário, acrescente mais água.
Numa panela à parte, aqueça o óleo e deixe dourar a cebola. Incorpore o caldo de carne e um pouco do caldo do feijão e, quando tudo estiver bem refogado, junte à feijoada misturando bem. Deixe cozinhar por mais um tempo aproximado de 20 minutos e retire do fogo.
Sirva sua feijoada acompanhada de farofa, arroz branco ou fatias de laranja e prove que você é brasileiro até mesmo na cozinha!