Alimento básico e fundamental em pratos salgados que exigem um refogado clássico, a cebola garante sabor, aroma e até textura a diferentes preparações. Mas mesmo quem ama o ingrediente sabe como é chato seu manuseio.
Além de deixar cheiro na mão, a cebola conta com um inconveniente ainda maior: leva qualquer um às lágrimas ao ser picada. O “sofrimento”, no entanto, pode ser evitado com um truque bastante simples, ensinado por ninguém menos do que a chef de cozinha Paola Carosella.
Paola Carosella ensina a cortar cebola sem chorar
O “choro” provocado pela cebola é resultado do contato com os olhos de enzimas liberadas do alimento. A reação forma um ácido que causa a sensação de queimação. Os olhos, como medida de proteção, produzem as lágrimas, que tentam afastar a substância irritante.
Em um vídeo publicado em seu canal no YouTube, a cozinheira e jurada do reality MasterChef explica que um dos segredos para nunca mais chorar ao cortar cebola é usar uma faca bem afiada.
Muita gente tem medo de manter facas muito afiadas em casa, com receio de se machucar, mas a verdade é que quanto maior a capacidade de corte do utensílio, menos força é exigida sobre o alimento e menores são os riscos de acidentes.
Por que faca afiada evita choro ao cortar cebola?
No caso da cebola, a faca afiada é importante porque desliza facilmente sobre o alimento ao cortá-lo. Quando a lâmina não corta, segundo Paola, você acaba “esmagando” a cebola em vez de picar, liberando ainda mais as enzimas que provocam a irritação e o choro.
Veja as dicas da chef para cortar cebolas como um profissional:
Os melhores truques culinários
- Como tirar MUITO mais suco do limão sem sofrer, cortar tomate e + truques
- Truques com ovos: jeitos de descascar e como cortar em formato de coração
- Como cortar tomate em cubinhos: truque simples deixa MUITO mais fácil