Dicas para não perder a linha da dieta nas festas de fim de ano

por | jun 30, 2016 | Receitas

*Esta matéria possui conteúdo publicitário

As comemorações de fim de ano incluem uma mesa recheada de comidinhas deliciosas e bastante calóricas. Para manter uma alimentação saudável nesses dias, é preciso fazer escolhas conscientes e algumas trocas espertas.

Leia também:
Receita de brownie crocante sem açúcar
O que comer no verão: alimentação ideal para os dias quentes
Sucralose: conheça os benefícios deste adoçante

Confira algumas dicas da nutricionista Elaine Moreira para driblar o excesso de calorias e preparar uma mesa bonita com muito sabor e saúde. E se você quiser atacar aquele pavê de chocolate, não se sinta culpada. Na verdade, o que conta para nossa saúde não é o que comemos entre Natal e Ano-Novo, mas o que comenos entre o Ano-Novo e o Natal.

Dicas para manter a dieta

• Não vá para uma festa ou um happy hour com fome. A fome atrapalha a seleção dos alimentos e você acaba exagerando nas entradas e nos petiscos.
• Pense, veja o cardápio, escolha sempre tem uma opção mais saudável. A bruscheta com tomates frescos ao invés da batata frita; a salada com carpacccio ao invés do frango a passarinho; a caipirinha com adoçante. E divida com um amigo a sobremesa.
• Não coma por impulso. Use talheres, coma devagar e saboreie cada pedaço. Antes de repetir, pense se você está realmente com fome ou é apenas vontade.
• Intercale bebidas alcoólicas com água.
• Atenção às quantidades! Refeições noturnas exageradas pode provocar mal estar, refluxo e maior ganho de peso.

Benefícios das comidas de Natal

Peru

É menos gorduroso e calórico do que a carne vermelha e o pernil. Prepare em forma de assado ou grelhado.

Nozes e castanhas

Nozes são fonte de magnésio, fósforo, zinco, vitaminas E e do complexo B e gorduras poli-insaturadas. O alimento é um poderoso antioxidante, mas deve ser consumido com moderação por ser bastante calórico. Já a castanha-do-pará contém ácidos graxos insaturados que ajudam na redução do colesterol e selênio, outro potente antioxidante.

Frutas

As frutas vermelhas e alaranjadas, como o caqui, possuem carotenoides, vitamina que protege a pele das radiações ultravioletas. A uva é fonte de flavonóides e resveratrol, poderosos antioxidantes que aumentam o colesterol bom e protegem contra doenças cardíacas, cânceres e envelhecimento precoce.

Leitão

A carne é saborosa, mas tem alto teor calórico. Um pedaço médio (85g) possui, aproximadamente, 190 kcal. Consuma com moderação.

Panetone

É fonte de açúcar e gordura, por isso, deu consumo deve ser moderado. Uma alternativa menos calórica é o panetone com zero açúcar, que ainda é 0% de gordura trans.